A Fundação São Francisco Xavier e o Hospital Márcio Cunha se preparam para passar pelo processo de certificação da NIAHO/DIAS (National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations/Det Norske Veritas International Accreditation Standard), a norma de acreditação hospitalar internacional desenvolvida a partir de padrões americanos de segurança assistencial e de infraestrutura. Nesse processo, uma das iniciativas necessárias para atender tanto às exigências da norma quanto à instrução técnica do Corpo de Bombeiros é a instalação do Plano de Intervenção de Incêndio, que prevê a realização de simulados de incêndio e evacuação nas unidades do Hospital Márcio Cunha.
Nesta sexta, 03 de outubro, a Unidade I (no Bairro das Águas) será a primeira a passar pelo simulado, sem interromper as atividades do hospital. Serão envolvidas diretamente cerca de 120 pessoas, entre colaboradores da FSFX, equipes de enfermagem, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e do Corpo de Bombeiros Civil da Usiminas, entre outros. O exercício encenará um incêndio em um apartamento do 4º andar e o seu devido combate, bem como o resgate de eventuais vítimas e a evacuação de todos os demais para um local seguro por toda a equipe de colaboradores e brigadistas de incêndio da instituição. Na simulação, colaboradores farão o papel de acompanhantes e clientes. Em nenhum momento, os pacientes serão envolvidos.
Toda a ação será cronometrada e acompanhada por observadores, que verificarão a maneira de proceder dos envolvidos durante as atividades e se a evacuação atende aos requisitos legais. “O objetivo do simulado é treinar as equipes sobre como agir diante de uma situação de incêndio e assegurar que pacientes, seus acompanhantes e colaboradores mantenham-se seguros. O desafio é realizar tudo isso dentro do menor tempo possível, com o mínimo de interferência no atendimento aos clientes”, explica a engenheira de Segurança do Trabalho, Elaine Sanches.
Orientações importantes
Durante o simulado, o fluxo de atendimentos na Unidade I do Hospital Márcio Cunha não será interrompido. Consultas, exames e visitas, por exemplo, não serão cancelados. Contudo, a orientação aos clientes que por lá passarem na manhã do dia 03 é ter cautela. Acesso a elevadores e alguns corredores estarão bloqueados por alguns minutos. “Por isso, é preciso que os clientes tenham calma, aguardem em seus lugares o término das ações antes de acessar uma área bloqueada e, principalmente, seguir às orientações dos profissionais, que estarão prontos para esclarecer dúvidas”, ressalta a engenheira de Segurança do Trabalho, Marilândia Loures.
As outras Unidades do HMC também passarão pela simulação. No dia 09, será a vez da Unidade II (no bairro Bom Retiro) e, no dia 10, das Unidades de Oncologia (bairro Ferroviários) e da Unidade de Medicina Diagnóstica (bairro Ideal).
Referência nacional
A NIAHO é uma norma de acreditação hospitalar formalmente reconhecida pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos. Fora do território norte-americano, a Det Norske Veritas (DNV) certifica as instituições com a DIAS, a norma de acreditação internacional baseada nos valores da NIAHO. Conquistar uma das mais importantes certificações internacionais significa um diferencial para hospitais brasileiros que mantêm uma gestão assistencial madura e consolidada. Isso porque, somente as instituições que já possuem a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em Nível de Excelência (Nível 3) estão aptas para receber a certificação internacional da NIAHO. Em 2003, o Hospital Márcio Cunha foi a primeira entidade hospitalar do país a obter o certificado de Acreditação com Excelência pela ONA.
Fonte: Hospital Márcio Cunha – 02.10.2014