Novo Edifício Dr. Adib Jatene abriga Gamma Knife, equipamento que utiliza raios gama contra câncer, tumores cerebrais benignos e lesões vasculares cerebrais
O tratamento de doenças graves, antes realizado com a abertura do crânio em cirurgias de alta complexidade, agora pode ser realizado de forma não invasiva; sem cortes ou perda de sangue. Em vez de usar o bisturi, o neurocirurgião opera um sofisticado equipamento, chamado Gamma Knife, que atinge diretamente o foco do problema com a emissão de raios gama.
“A radiação é direcionada unicamente para a lesão cerebral a ser tratada, poupando as áreas normais do cérebro de doses significativas de radiação, que podem ocasionar sintomas e eventuais sequelas”, explica a Dra. Alessandra Gorgulho, neurocirurgia e coordenadora do HCor Neuro. “Não é preciso expor o paciente a cortes, o que reduz expressivamente o risco do procedimento e o tempo de recuperação”, aponta o Dr. Antonio De Salles, coordenador do HCor Neuro.
O Gamma Knife é considerado “padrão ouro” para radiocirurgia, é o equipamento mais utilizado no mundo para radiocirurgia cerebral. Sua precisão e segurança do planejamento são únicos. Uma espécie de guia é afixada na cabeça do paciente, que ajuda a garantir uma precisão submilimétrica às cirurgias. “Com isso, temos mais segurança para tratar lesões em regiões extremamente delicadas do cérebro”, esclarece o Dr. De Salles.
O equipamento é indicado para casos de tumores malignos no cérebro, sendo o mais comum metástase cerebral, lesões vasculares como malformação arteriovenosa e tumores benignos cerebrais como neurinomas do acústico. Também pode ser utilizado no tratamento de desordens funcionais como Neuralgia do Trigêmio, Mal de Parkinson, Tremor Essencial e até Transtorno Obsessivo refratário.
HCor Neuro e HCor Onco
Os novos núcleos de neurologia (HCor Neuro) e de oncologia (HCor Onco) do HCor oferecem um atendimento multiprofissional ao paciente, com suporte de especialistas em diversas áreas. O objetivo disso é proporcionar um suporte completo, desde a fase de orientação para uma vida saudável até as etapas pós-cirurgia.
Os serviços oferecidos contra o câncer começam na prevenção primária da doença, com a redução dos fatores de risco, e prevenção secundária, com exames de rastreamento para detecção precoce de tumores. Há também uma equipe focada no combate à dor e cuidados paliativos, que contempla os preceitos básicos de um atendimento humanizado nas diferentes fases do tratamento.
Devido ao envelhecimento da população brasileira e também ao fato da doença atingir mais pessoas com idade avançada, o novo Edifício Dr. Adib Jatene conta com especialistas em oncogeriatria para oferecer um atendimento personalizado e seguro. Na neurocirurgia, há suporte também para problemas como Mal de Alzheimer, doença de Parkinson e depressão.
Fonte: HCor – 26.03.2014