Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hcor busca soluções e consegue atender mais pacientes gastando menos água

Os impactos do aquecimento global estão cada vez mais presentes e perceptíveis. Diante deste cenário, cresce a importância de buscar soluções para atingir níveis máximos de eficiência, utilizando menos recursos e atendendo cada vez mais pacientes. No Hcor, em 2024, mesmo com um aumento de 4,43% no volume de pacientes-dia comparado a 2023, o hospital conseguiu reduzir o consumo de água em 6,25% por paciente-dia. No total, só no ano passado, o hospital diminuiu o gasto de água em 2,05%m3 e poupou 2.267.000 litros.

Para começar, a empresa reviu as fontes de recursos naturais e passou a investir na captação de água bruta em poço artesiano e lençol freático. O líquido é usado, principalmente, para o resfriamento da Central de Água Gelada, sistema utilizado para climatização e refrigeração, responsável pelo maior consumo do recurso no hospital (33%).

Para conseguir atender mais pacientes gastando menos água, o Hcor investiu na mudança de cultura, aumentando a consciência sobre o uso racional do recurso, implementou “agentes de eficiência”, um time formado por especialistas em hidráulica e elétrica que faz rondas frequentes pelo hospital para identificar oportunidades de melhorias e planeja investir em soluções tecnológicas de automação.

Além disso, o Hcor atendeu à chamada pública de seleção de projetos de Eficiência Energética, que acontece de acordo com os requisitos estabelecidos pela ANEEL e visa a escolha de projetos para unidades consumidoras na área de concessão da ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO que estejam em dia com suas obrigações legais, levando em consideração a qualidade dos projetos propostos.

No projeto proposto pela instituição, por meio da eficiência energética, seria possível ainda conseguir uma redução do consumo de água nas torres de resfriamento estimada em 15%. Além disso, com a substituição dos aquecedores a gás natural  por bomba de calor, haveria uma diminuição adicional de 5%, totalizando 20%.

Fonte: Hcor

Compartilhe

Você também pode gostar: