Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

FSFX recebe dois prêmios nacionais por projeto de avaliação de desempenho médico

A Fundação São Francisco Xavier recebeu, em São Paulo, mais um importante reconhecimento, com a conquista do prêmio Referências da Saúde, concedido pela Revista Saúde Business Brasil e que reúne grandes instituições de saúde de todo o país. Escolhida na categoria Gestão da Tecnologia da Informação, a FSFX foi homenageada pela implantação bem-sucedida do programa de Avaliação de Desempenho do Corpo Clínico do Hospital Márcio Cunha.

Este foi o segundo prêmio conquistado pelo case da Fundação São Francisco Xavier em pouco mais de dois meses. Em setembro, também na capital paulista, a FSFX foi reconhecida com o Prêmio Excelência da Saúde 2015 na categoria Governança Corporativa e Gestão em Saúde, conferido pela revista Healthcare Management. “Destacar-se entre grandes hospitais do país é motivo de orgulho para as equipes da Fundação e do Hospital Márcio Cunha. Mostra que estamos no caminho certo para o desenvolvimento de estratégias de atuação mais eficientes para garantir uma assistência com mais qualidade aos nossos pacientes”, agradece Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier.

O grande diferencial da Avaliação de Desempenho do Corpo Clínico do Hospital Márcio Cunha foi a adoção de uma metodologia desenvolvida pela própria equipe da instituição. Na prática, a nova ferramenta permite à instituição mensurar indicadores de qualidade e produtividade de cada uma das clínicas e de cada médico, contemplando uma avaliação abrangente dos profissionais. Nesse sentido, o sistema e as ações aplicadas ao novo modelo se baseiam em quatro perspectivas alinhadas ao mapa estratégico da Fundação: Resultados (sustentabilidade), Processos Internos (performance clínica e segurança assistencial), Clientes e Parceiros (satisfação do cliente externo) e Pessoas (desenvolvimento profissional).

“Os resultados obtidos podem ser visualizados em dashboards específicos, criados com tecnologia moderna e visual atraente, que informam dados como: taxa de ocupação de consultórios e leitos; número de cirurgias / tempo de sala cirúrgica; cancelamentos de atendimento por causa médica; alta hospitalar até às 9h; vinculação médica; indicadores específicos das clínicas médicas; adesão aos protocolos clínicos; taxas de infecção hospitalar, mortalidade e permanência por clínica e médico; satisfação dos clientes e até mesmo titulações e produções científicas publicadas”. O nosso grande objetivo é trazer o profissional médico para dentro da gestão do hospital. A contribuição deles é fundamental ao aprimoramento dos processos internos, satisfação dos clientes e melhoria dos resultados, destaca Luís Márcio.

Referência nacional

No dia 02 de dezembro, a Fundação São Francisco Xavier participou ainda do Seminário DRG, promovido pela PricewaterhouseCoopers (PwC), em São Paulo. A instituição foi uma das três selecionadas para apresentar casos práticos no evento, com o Programa de Produtividade e Qualidade Assistencial do Hospital Márcio Cunha, que utiliza a metodologia DRG – Diagnosis Related Group, ou grupo de doenças relacionadas. Esta metodologia foi desenvolvida na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e permite uma sofisticada classificação de todas as doenças, determinando-se as expectativas de desfechos, como por exemplo, tempo esperado de internação e custos associados para 9.999 padrões de doenças preestabelecidos.

Para o Brasil, a tabela de correlação foi desenvolvida com exclusividade por uma equipe de médicos PhDs do IAG Saúde, fazendo as adaptações para atender às necessidades brasileiras (codificação de doença), sendo a Fundação uma instituições pioneiras na sua utilização.

Fonte: Fundação São Francisco Xavier – 07.12.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: