Experiências globais e perspectivas da saúde na pandemia

Em meio a este novo cenário que a crise da covid-19 impôs para os sistemas de saúde do mundo todo, profissionais de diversos países foram convidados a contar suas experiências e previsões para o setor durante o Conahp 2020. Os palestrantes abordaram os diferentes aspectos impactados e colocados em evidência pela pandemia, como políticas públicas, força de trabalho e telemedicina.

Para trazer as lições aprendidas por Portugal, por exemplo, a ministra da saúde do país, Marta Temido, deu detalhes de como foi o enfrentamento do coronavírus, considerado bem sucedido. “Ninguém pode oferecer cuidados de saúde trabalhando sozinho. As equipes têm que atuar de uma forma integrada, com cuidados primários, hospitalares e continuados, com outras vertentes e linhas de saúde, como o apoio psicológico, e também com outras áreas e setores, como o de assistência social, do trabalho e da economia, com as autarquias e com os municípios”, defendeu.

Neste sentido, o chefe científico do Institute for Healthcare Improvement (IHI) Donald Goldmann acredita que a chave para uma mudança efetiva do cuidado está em aprender com as lições sobre desigualdade e humildade – a começar dentro das organizações. “Temos que ter uma carteira de projetos implementados por políticas que diminuam as diferenças. Se não considerarmos a igualdade em primeiro lugar, todo o resto não vai funcionar”, disse o epidemiologista em sua palestra.

Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 77 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: