Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Executivos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz discutem qualidade e segurança do paciente no Congresso Sobrasp24

Debates que tiveram a participação de profissionais da instituição trataram de temas como indicadores de qualidade e segurança e novas tecnologias para o trabalho na área da saúde

Executivos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz participaram da edição de 2024 do Congresso Sobrasp, realizado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente entre os dias 7 e 9 de novembro.

No dia 8, Paola Andreoli, Gerente de Qualidade, Segurança do Paciente e Desfechos Clínicos do Hospital e presidente do Congresso, participou da conferência que tratou do tema “Caminhos para uma Política Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente.”

A sessão teve ainda a presença de Paulo Sousa, Professor Associado com Agregação na Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA), e Nilton Pereira Júnior, Secretário Adjunto de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.

No mesmo dia, o Dr. Haggeas da Silveira Fernandes, Diretor Médico Executivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, apresentou o painel “Indicadores de qualidade e segurança: o que medimos e o que é avaliado pela alta liderança”, dentro de uma sessão voltada ao desenvolvimento da gestão de dados para governança de qualidade e segurança do paciente.

O debate, que foi moderado por Wilson Shcolnik, Gerente de Relações Institucionais do Grupo Fleury, teve a participação de Paulo Sousa, da ENSP-NOVA, e de Márcia Dal Sasso, Chefe do Serviço de Gestão da Qualidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. 

Wilma Madeira, Gerente de Projetos de Responsabilidade Social no Hospital, fez a moderação de uma mesa de debates com o tema “Novas tecnologias no contexto do trabalho na área da saúde: riscos e benefícios”. O painel aconteceu no dia 9 e contou com a presença de Lilian Quintal Hoffmann, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasil Digital, André Soares de Moura Costa, Diretor Corporativo de Operações da Rede Mater Dei de Saúde, e Gustavo Duca, Engenheiro de Produção com especializações em Segurança do Trabalho e Ergonomia da Atividade.

Com a primeira edição realizada em 2019, o Congresso Sobrasp foi criado para reunir profissionais, gestores e pacientes e levá-los a discutir e compartilhar conceitos, políticas e estratégias que enfrentem novos desafios na saúde, com foco em qualidade, inovação, sustentabilidade (ambiental, social e de governança) e na experiência de todos os envolvidos, para consolidar sistemas de saúde seguros e integrados.

Segundo Paola Andreoli, a programação do Congresso contou com iniciativas nacionais e internacionais que trouxeram luz aos desafios que o complexo ecossistema de saúde tem enfrentado nos últimos anos. “Queremos que o Sobrasp24, possa contribuir com experiências, caminhos, network e propostas, para que possamos continuar caminhando rumo a um sistema cada vez mais justo, equânime, seguro e de qualidade”, disse em mensagem de apresentação do evento. 

Para mais informações sobre a edição 2024 do Sobrasp, acesse: Link

Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Compartilhe

Você também pode gostar: