Facilidades e personalização na interação, além de interoperabilidade e IA, tornam a jornada mais fluída e estimulam o engajamento dos pacientes
Nesta terça-feira (26), a Anahp realizou mais uma edição do seu tradicional Café da Manhã, desta vez em parceria com a Nuria, healthtech brasileira pioneira no desenvolvimento de soluções digitais para melhorar a experiência do paciente. Fernando Campos Soares, CEO da Nuria, e Felipe Rizzo, CEO da Doctoralia Brasil e Chile, discutiram como estratégias digitais podem transformar a atração, conversão e engajamento dos pacientes, e compartilharam suas perspectivas e cases de sucesso sobre o tema, trazendo insights para as instituições de saúde.
“Quase 40% dos pacientes escolhem hospitais pela experiência não clínica oferecida”, frisou Soares, ao explicar a importância de investir na jornada digital a partir de sua experiência na Nuria com soluções como agendamentos online e plataformas de interoperabilidade que conectam pacientes e instituições de forma fluida e integrada.
Rizzo complementou com dados sobre o comportamento dos pacientes online. “Cerca de 33% das consultas são marcadas fora do horário comercial, mostrando a necessidade de canais digitais acessíveis e responsivos”, revelou. E ressaltou o papel das avaliações na internet, cada vez mais influentes na decisão das pessoas.
Os especialistas também abordaram a personalização e o uso de inteligência artificial (IA). Segundo Soares, “a tecnologia já permite mapear perfis de pacientes e oferecer interações customizadas, como lembretes automatizados e check-in digital”. Esse tipo de abordagem, reforçou, melhora a eficiência operacional e reduz problemas como absenteísmo e desistências.
Outro ponto debatido foi a necessidade de integração entre diferentes plataformas e sistemas de saúde. “A interoperabilidade é essencial para criar uma experiência contínua, desde o primeiro contato até o pós-consulta”, afirmou Rizzo. “Hoje, os pacientes esperam a mesma experiência digital que têm em outros setores, como transporte ou varejo. Não oferecer isso é um risco para a instituição”, completou.
Soares trouxe números para reforçar o impacto das estratégias nesse sentido. “Em um de nossos projetos, conseguimos reduzir em até 67% a taxa de faltas usando confirmações digitais, enquanto o tempo médio para validação de elegibilidade caiu de 15 minutos para 15 segundos”, compartilhou. Ele também apontou a necessidade de múltiplos canais de atendimento. “O paciente quer escolher como interagir, seja por WhatsApp, site ou aplicativo. Oferecer opções é essencial para aumentar a conversão”, explicou.
Os exemplos apresentados mostraram que, ao adotar ferramentas digitais e integrar inovação, as instituições de saúde podem melhorar a experiência dos pacientes e, ao mesmo tempo, otimizar recursos e resultados financeiros. “Melhorar a experiência é igual a pacientes satisfeitos, engajados e fiéis, o que gera redução de custos e aumento de receita”, finalizou Soares.
Assista ao evento na íntegra: