Especialistas destacam participação ativa do paciente para sucesso dos modelos assistenciais integrados

No terceiro dia de debates, o Conahp aborda novos caminhos na experiência em saúde pós-Covid-19; programação do evento segue até sexta-feira (20)

A pandemia da Covid-19 trouxe um cenário de total reestruturação para o sistema de saúde, fazendo com que todos repensassem modelos e dinâmicas assistenciais. Apresentando experiências internacionais, o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) promoveu mais um dia de plenárias.

Moderado por João Alceu, presidente da FenaSaúde, o debate, realizado na manhã desta quarta-feira (18), reuniu Vidal Seegobin, gerente de práticas do Fórum Global para Inovadores em Saúde – Programa de estratégia hospitalar do Advisory Board International e Jerry La Forgia, CTO e diretor fundador da Aceso Global.

Com sua experiência em integração de cuidados e gestão de saúde populacional, Seegobin falou sobre a importância dos líderes do setor em entender o que o paciente quer e como ele se comporta, além de perceber que o serviço de saúde é só uma parte da experiência. “Com a Covid-19, as pessoas estão mais interessadas em ter um papel mais ativo nesse processo, o que auxilia na construção desses modelos mais abrangentes”.

Em sua explanação, La Forgia ressaltou a necessidade de compreensão da definição de saúde integrada e seus aspectos. “A gestão é o ‘calcanhar de Aquiles’ de vários sistemas integrados. É importante entendermos o papel da atenção primária e que o cuidado integrado não é um sistema de encaminhamento, pois vai muito além disso”, destacou o especialista, que desenvolve pesquisas com foco em países subdesenvolvidos.

Como não poderia faltar em debate de saúde em tempos de pandemia, a telessaúde também foi um  dos aspectos tratados na plenária, em meio às expectativas para o uso futuro. “Diversas pessoas estão usando teleatendimento devido à segurança, e, uma vez que chegar à vacina, os atendimentos podem voltar a ser como antes se não dermos os facilitadores. Temos que pensar o que os consumidores precisam, para adequar o fluxo da maneira certa. ”, destacou Seegobin.

Promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o Conahp 2020 segue com plenárias até sexta-feira (20). As inscrições, que neste ano são totalmente gratuitas, estão abertas e podem ser feitas pelo site https://evento.conahp2020.com.br/

Compartilhe

Você também pode gostar: