Einstein é o primeiro hospital na América Latina a colocá-lo em operação
O Hospital Israelita Albert Einstein acaba de instalar o equipamento PET-RM que realiza, de forma integrada e simultânea, imagens de PET (tomografia por emissão de pósitrons) e de ressonância magnética.
Dentre suas inúmeras aplicações clínicas, destacam-se as patologias oncológicas e as doenças neurodegenerativas e cardiovasculares. O PET-RM representa um grande avanço na prática da medicina personalizada, permitindo um diagnóstico precoce das doenças, a escolha mais apropriada do tratamento e o melhor acompanhamento do paciente.
Este equipamento, o primeiro a ser instalado na América Latina, é semelhante ao PET-CT, porém apresenta as vantagens da ressonância magnética em termos de melhor contraste de imagem e menor exposição do paciente a radiação ionizante. Neste último quesito, a diferença é significativa quando se consideram exames seriados durante o seguimento do doente, particularmente da população pediátrica, já que a dose de radiação do PET-RM chega a ser 80% menor que a do PET-CT. O PET-RM também é promissor no campo das pesquisas científicas com grandes perspectivas na geração de novos conhecimentos na área da saúde especialmente em oncologia e neurociências.
A novidade chega para evidenciar que o futuro da medicina já se faz presente, permitindo cada vez mais uma medicina personalizada com significativos avanços no tratamento individualizado do paciente.
Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein – 14.12.2015