O intuito é sempre o de promover uma medicina segura e de qualidade, agregada à vontade de disponibilizar o que é utilizado nos melhores centros do mundo
Desde a década de 80, o serviço de Endoscopia do Hospital Madre Teresa – HMT é vanguardista na busca constante pelo aprimoramento de novas técnicas, tecnologia e segurança do paciente. Prova disso, é que o Hospital foi o primeiro de Minas Gerais e o segundo do país a disponibilizar para sua equipe um aparelho de ecoendoscopia. O equipamento é utilizado na realização do exame que combina ultrassonografia e endoscopia, o que possibilita a análise das paredes do esôfago, estômago, duodeno, reto e demais estruturas situadas próximas ao tubo digestório.
O intuito é sempre o de promover uma medicina segura e de qualidade, agregada à vontade de disponibilizar o que é utilizado nos melhores centros de endoscopia do mundo como no Japão, França, Alemanha e Holanda.
Hoje, o departamento de Endoscopia do HMT é coordenado pelo médico endoscopista, Dr. Roberto Motta e conta com a expertise de mais quatro especialistas que garantem confiabilidade e credibilidade no momento da realização dos procedimentos, sejam eles diagnósticos e/ou terapêuticos como, por exemplo: endoscopia digestiva alta com aparelho convencional e transnasal, colonoscopia, ecoendoscopia com mini probe e setorial, colangiopancreatografia endoscópica retrógrada e enteroscopia.
“É importante ressaltar o esforço e a mentalidade do Hospital Madre Teresa e da equipe médica de estar sempre na vanguarda em relação às novas tecnologias e à qualidade dos serviços prestados para com os seus clientes, mesmo neste período de incertezas. O comprometimento e o respeito com o próximo nunca nos deixam acomodar”, comenta o coordenador do serviço.
Novas Tecnologias e mais precisão diagnóstica
Em 2020, o HMT mostrou que está mais uma vez à frente ao adquirir um novo parque tecnológico. A aparelhagem de ponta engloba processadores com alta definição de imagem, display Full HD e dispositivos que estabelecem um novo padrão de intensidade da luz e de imagens, promovendo assim, mais segurança e precisão nos procedimentos. “Sem dúvidas essa nova aquisição é um grande ganho, não somente para a instituição, mas também para toda a comunidade que poderá se beneficiar de exames com alto poder de precisão e assertividade”, comenta o membro da equipe de Endoscopia, Dr. Ricardo Castejon.
Os novos aparelhos da marca Fujinon, modelo ELUXEO, apresentam dispositivos de imagens hiper-realistas que melhoram a detecção de possíveis pólipos ou lesões malignas, além de avaliá-las e qualificá-las com precisão. A tecnologia disponibiliza ainda, imagens de contraste que permitem a observação dos padrões microvasculares e de microssuperfícies, além da magnificação de imagem, que pode aumentar até 135 vezes.
Esse equipamento é capaz de identificar lesões que possam passar despercebidas em um procedimento convencional, onde é realizado com luz branca, detectando pólipos pequenos (menores que 5 mm de diâmetro) e lesões com morfologia de difícil visualização, como, por exemplo, as lesões planas. Já os novos colonoscópios apresentam um dispositivo de ajuste de flexibilidade facilitando a progressão do aparelho em pacientes que possuem angulações acentuadas e alterações anatômicas no cólon, que poderiam dificultar o exame. O setor ainda possui um eletrocautério de alta tecnologia, para realização de procedimentos complexos, proporcionando grande eficácia, agilidade, qualidade e segurança ao paciente.
Estrutura
Atualmente, o serviço de Endoscopia do Hospital Madre Teresa dispõe de uma área própria com dois consultórios médicos, expurgos com lavadoras digitais, sala de recuperação com dez leitos, quatro salas de exames, sendo uma exclusiva para realização de exames e procedimentos complexos com auxílio da radioscopia e de um arco cirúrgico. Agende sua consulta ou exame pelo telefone: (31) 3339 8000.