Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Einstein apoia reestruturação da rede de assistência à saúde em Canoas, no Rio Grande do Sul

Mais de quatro toneladas de equipamentos e 57 profissionais foram enviados para atuar na assistência à população e apoiar a recuperação da rede de assistência à saúde afetada pelas enchentes. A equipe atuou durante 26 dias na região

São Paulo, 11 de junho de 2024 – O Einstein atuou, junto à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde de Canoas (RS), na reestruturação da rede de assistência à saúde, especialmente nas áreas mais afetadas pelas enchentes. O Grupo Médico-Assistencial (GMA) de Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da organização auxiliou na reativação de uma das UPAs do município, estruturando um local alternativo de atendimento. O Departamento de Emergência do Hospital de Pronto-Socorro (HPS) foi transferido para o Hospital Nossa Senhora das Graças, responsável pelos traumas mais graves, enquanto o Hospital Universitário (HU) ficou com os leitos e cirurgias.

Com apenas uma UPA funcionando (UPA Boqueirão) – três foram inundadas (UPA Mathias Velho, Rio Branco e do Idoso) – uma quinta UPA (Niterói), que estava prestes a ser inaugurada, foi ativada para acomodar a equipe de uma dessas unidades afetadas. No entanto, ainda era necessário encontrar mais um local para viabilizar os atendimentos. Diante desse cenário, o prédio que abrigava a farmácia da Prefeitura e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em área central da cidade de Canoas, uma das mais afetadas pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul, foi adaptado e equipado para funcionar como uma UPA 24hs, recebendo os profissionais e equipamentos da Mathias Velho (Caçapava) e já atende à população que necessita deste serviço de saúde.

“Embora o local estivesse inundado, sujo, sem energia elétrica e água encanada, acreditamos que poderia ser transformado. Com a ajuda de um engenheiro do Einstein e outras colaborações da equipe local, conseguimos restabelecer energia elétrica, abastecimento de água, higienizar e mobiliar o local. Recebemos doações de móveis e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde”, informa o Dr. Fábio Racy, especialista em Medicina de Desastres e líder do Grupo Médico Assistencial enviado para a missão em Canoas.

O prédio do SAE foi estruturado para funcionar como uma UPA adaptada, com recepção, triagem, sala de emergência (sala vermelha), observações adulto e pediátrica (salas amarelas), sala de medicação (sala verde), consultórios, farmácia, almoxarifado, laboratório e salas administrativas. Inicialmente, a operação da unidade estava sendo conduzida das 8 às 17hs pela equipe Einstein em conjunto com a equipe local e fora destes horários apenas pela equipe local. Agora, com o retorno dos profissionais do Einstein para São Paulo, o time local assumirá integralmente os atendimentos da unidade.

“Nosso objetivo foi deixar o espaço adequado para ser operado pela equipe local. Entregar à cidade de Canoas uma instalação de saúde em funcionamento, em área próxima aos bairros mais afetados pelo desastre e, assim, garantir a continuidade da assistência à saúde da população na região, com a rede de atendimento a urgências e emergências já restabelecida”, explica Racy.

Ao longo do mês de maio, para prestar socorro emergencial à população afetada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Einstein enviou três carregamentos de doações ao estado. Mais de 4 toneladas de equipamentos e insumos hospitalares foram enviadas à região, incluindo materiais e medicamentos necessários para a continuidade e ampliação da capacidade e complexidade dos atendimentos de saúde. Além das doações, 57 profissionais do Einstein, em três diferentes equipes, se deslocaram para apoiar na assistência à saúde em uma UBS de Canoas, funcionando em caráter de Pronto-Atendimento. As equipes eram compostas por cirurgião geral, clínico geral, emergencista, ortopedista, pediatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos administrativos, farmacêutico, biomédicos, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e responsável pela logística e segurança. O Grupo Médico Assistencial atuou na Unidade de Saúde Guajuviras por 22 dias, realizando 1.934 atendimentos.

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein

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