Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Curso no Hospital VITA aborda Classificação de Risco nos prontos-socorros

O Sistema Manchester de Classificação de Risco foi debatido no último mês, durante um curso promovido pelos Hospitais VITA. As palestras, destinadas aos enfermeiros e médicos do pronto-socorro das unidades Batel e Curitiba, foram ministradas pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco. Os Hospitais VITA, de Curitiba, foram pioneiros na implantação do Protocolo de Manchester em hospitais privados no Estado.
Criado em 1997, o sistema classifica por cores a gravidade dos pacientes e estabelece o tempo de espera recomendado. O Protocolo de Manchester surgiu como uma ferramenta de gestão de risco clínico, validada em âmbito internacional e passível de auditoria, que identifica a prioridade clínica dos pacientes no serviço de emergência. De acordo com a gerente de enfermagem do Hospital VITA, Claudimeri Dadas, a classificação de risco, por si só, constitui a base de toda a organização do serviço de urgência. “A classificação é útil na identificação de doentes de maior risco e deve ser realizada privativamente pelo enfermeiro, pessoa com agilidade, ética e bom conhecimento clínico”, afirma.
A prioridade clínica requer a coleta de informações que permitam enquadrar o paciente em uma das cinco prioridades, separadas por cores: vermelho para emergências e atendimentos imediatos; laranja para os casos muito urgentes, com tempo de espera de dez minutos; os urgentes, de cor amarela, têm o tempo recomendado de 60 minutos. Já as cores verde e azul são para pacientes com menor gravidade, considerados pouco ou não urgentes, com atendimento entre duas e quatro horas.
A implantação do Protocolo de Manchester tem como princípios a qualidade e a segurança assistencial, atuantes nas unidades do Hospital. “O protocolo garante a prioridade clínica no atendimento aos pacientes que procuram o serviço do pronto-socorro dos Hospitais VITA, gerando um melhor atendimento e segurança ao paciente”, aponta Claudimeri.

Sobre o VITA Curitiba – Inaugurado em março de 1996, o VITA Curitiba foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. O hospital possui também o nível de excelência na certificação nacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), que visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.
O VITA Curitiba oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, pediatria, medicina de urgência e ortopedia. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades. O Hospital possui 119 leitos, sendo 24 de UTI Geral, 10 de UTI Pediátrica, sete salas cirúrgicas, Centro Médico e Centro de Diagnósticos.

Sobre o VITA Batel – A segunda unidade do Grupo VITA, no Paraná, foi inaugurada em dezembro de 2004 com o objetivo de oferecer atendimento aos casos de média e alta complexidade, na região central da capital, com ênfase nas áreas de cardiologia, cirurgia bariátrica, cirurgia geral, medicina de urgência, neurocirurgia, urologia, terapia intensiva e traumato-ortopedia. Em 2009, obteve a Acreditação ONA Nível 2 e em 2010, recebeu a Acreditação ONA em nível de Excelência. Em 2011, o hospital passou a integrar a Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP, que reúne hospitais privados do Brasil e tem como principal diretriz a qualidade de atendimento prestado pelas instituições hospitalares. No início de 2013, recebeu o Certificado Accreditation Canada International (ACI – Acreditação Internacional Canadense). A instituição é a segunda do Sul do Brasil a ser acreditada – a primeira foi o Hospital VITA Curitiba, também do Grupo VITA. A unidade também é reconhecida internacionalmente pela Surgical Review Corporation (SRC) como Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O VITA Batel 88 leitos, sendo 23 de UTI, seis salas cirúrgicas e centro de diagnósticos.

Fonte: Hospital Grupo Vita – 10.09.2013

Compartilhe

Você também pode gostar: