Covid-19: representantes da OPAS/OMS e do Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) destacam principais políticas públicas de enfrentamento à pandemia

Sistemas interligados e orientação aos profissionais de saúde foram apontados como os melhores caminhos; Conahp segue com programação até sexta-feira (20)

A pandemia de covid-19, que segue contabilizando infectados em todo o mundo, trouxe aos holofotes o papel fundamental das políticas públicas na assertividade do enfrentamento ao vírus e suas consequências. Para debater este tema, o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) apresentou, na manhã desta terça-feira (17), a plenária O papel decisivo das políticas públicas de saúde adotadas no processo de enfrentamento da Covid-19.

Moderado por Giovanni Cerri, presidente do Conselho do Instituto de Radiologia HCFMUSP, a plenária contou com a participação de Lisa Hollins, diretora de inovação do NHSX e Maria Almiron, coordenadora da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da OPAS/OMS.

Representado o internacionalmente conhecido Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS), Lisa destacou a abordagem centralizada, novas ferramentas tecnológicas e a preocupação com a preparação das equipes médicas para utilizá-las. “Produzimos playbooks digitais de diversas especialidades, para que os profissionais aprendam como monitorar os pacientes que estão em casa. Outro fator importante é o identificador único para cada paciente, que nos ajuda a promover um gerenciamento rápido e eficaz”. Em relação as ações futuras, Lisa aponta que boa parte dos esforços serão dedicados a entrega da vacina em todo o país.

Elucidando a maneira como as políticas públicas se inserem em um cenário de emergência, como o enfrentamento ao novo coronavírus, Maria enfatizou a importância dos sistemas de saúde que conseguiram se expandir rapidamente. “Essa é uma estratégia utilizada não só para Covid, mas para todas as emergências. Orientações para os profissionais sobre vigilância e tratamento dos pacientes, além de um sistema robusto, que acolha os casos em suas várias diferenças, como em criança e gestantes infectadas”, ressalta.

Promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o Conahp 2020 segue com plenárias e temas exclusivos até sexta-feira (20). As inscrições, que neste ano são totalmente gratuitas, estão abertas e podem ser feitas pelo site https://evento.conahp2020.com.br/

Compartilhe

Você também pode gostar: