Conahp conta com a participação do ex-secretário nacional do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira

Em plenária, especialistas apontam união entre lideranças de saúde como caminho para encarar os próximos desafios da pandemia

Como manter a sociedade de pé diante de todos os dilemas do enfrentamento da mais grave pandemia dos últimos 100 anos? Sistemas de saúde mais robustos, coordenação eficaz, união entre os sistemas público e privado? Para responder essas questões, o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) reuniu Wanderson Oliveira, epidemiologista e ex-secretário nacional de vigilância do Ministério da Saúde; Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); Fernando Torelly, CEO do HCor, com a moderação de Claudio Lottenberg, presidente do Instituto Coalizão Saúde.

Durante a plenária, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), Oliveira relembrou que, ao longo da história, as grandes catástrofes tiveram papel fundamental na formação das sociedades e que algumas estratégias são fundamentais no enfrentamento de uma pandemia. “Pilares de preparação, resposta, detecção e verificação, principalmente em um momento de tantas fakenews, são muito importantes. No Brasil, a estrutura de resposta ainda é muito antiga”, destacou.

O infectologista e ex-integrante do Ministério da Saúde falou ainda sobre os países com sistema de saúde integrados, que tiveram experiências mais exitosas na resposta à pandemia, como Reino Unido, Canadá e França.

Destacando o importante desempenho do SUS e do setor suplementar, , Torelly trouxe para o debate o grande problema com a falta de EPIs, enfrentado no início da pandemia, e a atenção que o país precisa dar para o setor industrial. “Precisamos de um planejamento estratégico para fortalecer a indústria nacional. Além disso, nós também precisamos olhar para o desperdício no setor hospitalar e fazermos nossa parte”, afirmou.

Com um longo currículo no setor de saúde, como a fundação e presidência da Anvisa, entre os anos de 1999 e 2003, Vecina foi enfático ao defender a importância do Sistema Único de Saúde e a necessidade da atenção primária no enfrentamento da pandemia. “Devemos enfrentar esse momento com mais humildade, valorizando o SUS e proporcionando boa atenção primária à saúde”.

O Conhap 2020 segue com plenárias exclusivas até amanhã (20). As inscrições, que neste ano são totalmente gratuitas, estão abertas e podem ser feitas pelo site https://evento.conahp2020.com.br/

Compartilhe

Você também pode gostar: