Hospital São Vicente de Paulo e CMR Surgical realizaram procedimentos e discussão de casos sobre a especialidade
Passo Fundo voltou a ser cenário na saúde para a prática e discussão de casos tratados com o auxílio do robô Versius. De 10 a 13 de outubro, o Hospital São Vicente de Paulo e a CMR Surgical, empresa fabricante da plataforma, promoveram uma nova Imersão em Cirurgia Robótica, desta vez voltada aos profissionais da urologia.
Os médicos Daniel Gobbi, Diego Wincler, Eduardo Scortegagna, Jorge Wincler, Leandro Kruel, Marcelo Justo e Murilo Xavier conduziram oito procedimentos robóticos de prostatectomias e nefrectomia, em pacientes com idade entre 44 e 77 anos, na Unidade Uruguai. Atualmente, a tecnologia do Versius é a mais indicada para quem precisa retirar a próstata e suas estruturas auxiliares.
O cirurgião Daniel Gobbi, responsável pela primeira cirurgia robótica urológica do módulo de imersão, explica que o Versius, em razão da precisão técnica, consegue minimizar os riscos de problemas nas funções urinária e sexual. “O robô oferece menor risco de sangramento e melhor recuperação pós-operatória do paciente. Além de tratar o câncer, buscamos um cuidado especial para preservação funcional para que o homem possa restabelecer normalmente sua vida após a cirurgia. Acredito que isso demonstra que a Instituição está comprometida com a inovação e reafirma a posição de destaque do HSVP na medicina do Rio Grande do Sul”.
Também participaram do evento, como convidados, os médicos Clodoaldo Silva, Douglas Pedroso, Luiz Pedro Palma Hendges, Mario Franciosi, Rodrigo Mazoco Borges e William Gustavo Roman. Os cirurgiões acompanharam os procedimentos robóticos e participaram de um jantar onde puderam debater a temática com o preceptor do Versius, Artur Paludo, mestre e doutorando em Ciências Cirúrgicas. O médico convidado atende em Porto Alegre e, desde 2015, já participou de mais de 1.600 cirurgias com auxílio do robô.
O urologista Artur Paludo entende que eventos cirúrgicos de imersão com a plataforma Versius, como foram os quatro dias de cirurgias em Passo Fundo, são uma forma do Corpo Clínico otimizar as suas técnicas cirúrgicas e os tratamentos minimamente invasivos com o uso da robótica. “Através destes encontros conseguimos consolidar o uso da cirurgia robótica, que é o que existe de mais moderno para o tratamento de patologias urológicas, como o câncer de próstata e o câncer de rim”, disse o preceptor.
O evento contou ainda com a presença do diretor técnico médico, Adroaldo Mallmann, da diretora de Operações, Marcia Andrea Ferrão, do coordenador do Comitê Médico de Robótica, Milton Bergamo, do responsável pelo treinamento e suporte dos profissionais que atuam com o Versius pela CMR Surgical, William Schmidt, da gerência de enfermagem da Unidade Uruguai e de outros colaboradores do Centro Robótico do HSVP.
EVOLUÇÃO VERSIUS EM PASSO FUNDO
Em abril de 2022, o Versius foi utilizado pela primeira vez no Hospital São Vicente de Paulo e representou um marco na área da saúde ao oferecer maior precisão, qualidade e resultados mais efetivos aos pacientes das especialidades de ginecologia, coloproctologia, urologia, cirurgias do aparelho digestivo, cirurgia torácica e cirurgia oncológica.
Já em agosto de 2024, o hospital e a CMR Surgical realizaram a 1ª Imersão em Cirurgia Robótica Versius & HSVP com o objetivo de enriquecer as práticas clínicas dos cirurgiões gerais e fortalecer a colaboração interpessoal. Considerando o sucesso do evento, a organização decidiu promover um encontro técnico e científico para impulsionar o progresso da tecnologia especificamente na Cirurgia Robótica Urológica.
A cirurgia robótica com o sistema Versius, particularmente na área urológica, trouxe avanços significativos para a realização da cirurgia de prostatectomia radical, oferecendo vantagens consideráveis em relação à cirurgia aberta tradicional. As mais significativas incluem: menor perda de sangue e menos transfusões, menos dor e necessidade de analgésicos, recuperação mais rápida e menor tempo de internação, com um retorno mais rápido às atividades cotidianas, maior taxa de preservação da continência urinária e principalmente maior probabilidade de preservação da função erétil.
O robô Versius se destaca pela modularidade, ergonomia e custo-benefício em relação a outras opções de plataformas. Seu sistema modular e design compacto e portátil facilitam o transporte entre diferentes salas de cirurgia. Além disso, o console aberto e os braços robóticos mais leves oferecem aos cirurgiões mais conforto e flexibilidade durante procedimentos extensos. Com uma interface intuitiva e um treinamento mais simples, o tempo necessário para que os cirurgiões se tornem proficientes é diminuído.
Ainda no caso da urologia, a maior acessibilidade da plataforma torna a prostatectomia radical robótica uma solução mais acessível, isso democratiza a técnica e amplia seu uso para um número maior de pacientes. Por estas características, a plataforma utilizada pelo HSVP é considerada uma das mais modernas do mercado e permite a realização de cirurgias minimamente invasivas de diferentes níveis de complexidade com menor custo. Mais informações podem ser obtidas no site hsvp.com.br/cirurgia-robotica.