Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Centro de Nefrologia do Hospital Santa Catarina assegura diálise com distanciamento social

Todos os quartos da unidade são privativos, garantindo a manutenção do tratamento e a segurança dos pacientes, diante da pandemia do novo coronavírus

Quando o Hospital Santa Catarina inaugurou o seu Centro Integrado de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal, no meio do ano passado, as medidas de distanciamento social não faziam parte do nosso cotidiano.

Ao oferecer quartos (boxes) 100% privativos a pacientes durante as sessões de diálise, a ideia do hospital, pioneiro em São Paulo a implantar este modelo, era garantir privacidade e comodidade aos pacientes, com acesso à internet (via wi-fi), TV e espaço para acompanhante.

O tempo passou e o mundo mudou. E agora, esta modalidade de atendimento mostrou-se um aliado para a segurança das pessoas contra o novo coronavírus. “O local já possuía infraestrutura diferenciada (quando migrou do tradicional modelo de salão). Isso permitiu que a rotina dos pacientes fosse pouco alterada no cenário da atual pandemia”, explica Maristela Carvalho da Costa, responsável técnica pelo Centro de Nefrologia.

Mesmo assim, alguns procedimentos foram implantados, como uma triagem de sinais para a Covid-19 feita por telefone, antes das sessões; entrada imediata nos boxes privativos, evitando a espera na recepção; e uso de máscaras durante todo o atendimento (para pacientes, equipe assistencial e demais colaboradores do hospital). “Além disso, pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 são dialisados em quadra restrita, por profissional exclusivo, e em turno com o menor número de pacientes”, conta a médica.

Ela destaca a importância de as pessoas não interromperem o tratamento, mesmo neste momento delicado da sociedade, e reforça as orientações do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras e higienização das mãos, dentro e fora do hospital. “Faltar nas sessões de hemodiálise representa um grande risco, podendo resultar em distúrbios que comprometam a vida do paciente”.

A unidade conta com profissionais especializados em transplante renal e equipe multidisciplinar para exames, atendimento médico, nutricional e psicológico, além do acolhimento e demais serviços viabilizados por estar dentro do Hospital Santa Catarina.

Toda a assistência multidisciplinar do local continua durante a pandemia, incluindo a “diálise em trânsito”, que é quando pacientes provenientes de outras cidades, que estão em São Paulo, podem realizar excepcionalmente o procedimento no Santa Catarina.

O Centro de Nefrologia está preparado para atender desde casos mais simples até os de alta complexidade. A integração com a Nefrologia permite a realização de exames de rotina e acompanhamento particular, ideal para o paciente com doença renal aguda e crônica.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, uma instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país e atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, por meio de 22 Casas e cerca de 14 mil colaboradores, distribuídos em seis Estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 316 leitos, sendo 79 de UTI, distribuídos em cinco Unidades de Tratamento Intensivo (neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar), 15 salas de cirurgias, 3 salas de centro cirúrgico minimamente invasivo e pronto atendimento 24 horas.

Compartilhe

Você também pode gostar: