Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Casa de Saúde São José promove treinamento de massagem cardíaca no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Copacabana

Médicos e enfermeiros do hospital levarão a campanha Amigos pelo Coração para estudantes do Ensino Médio

A Casa de Saúde São José levou ao Colégio Sagrado Coração de Maria (Sacré-Coeur de Marie), em Copacabana, um treinamento especial de massagem cardíaca, no dia 8 de abril, na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde (7/04). A ação fez parte da campanha Amigos pelo Coração, que tem como objetivo capacitar a população para agir com rapidez e segurança diante de uma emergência. 

Durante a atividade, estudantes do Ensino Médio aprenderam, na teoria e na prática, a identificar uma parada cardiorrespiratória e a realizar corretamente a reanimação cardiopulmonar (RCP). O treinamento foi conduzido por médicos e enfermeiros do hospital e contou com o auxílio da música da campanha para reforçar o ritmo ideal da massagem cardíaca. 

A parada cardíaca é uma das principais causas de morte no Brasil, com mais de 200 mil casos registrados anualmente – metade deles ocorrendo fora do ambiente hospitalar. Nessas situações, a rápida intervenção pode ser decisiva para salvar vidas. 

“Cada segundo é essencial quando o coração para de bater. A intervenção imediata ajuda a manter a circulação sanguínea até a chegada do atendimento especializado. Por isso, é fundamental que todos saibam executar a manobra corretamente”, destaca o Dr. Gustavo Gouvêa, coordenador da Unidade Coronariana da Casa de Saúde São José. 

“Aqui no Sagrado acreditamos na importância de promover ações que não apenas ampliem o conhecimento acadêmico, mas que também impactem diretamente o bem-estar e a segurança dos nossos alunos. A atividade de aprender a realizar massagem cardíaca, na Semana Mundial da Saúde, é uma oportunidade única para que nossos estudantes do Ensino Médio adquiram habilidades essenciais para salvar vidas em situações de emergência”, explica a diretora-geral do Colégio Sagrado Coração de Maria, Luciana da Mota.

Fonte: Casa de Saúde São José

Compartilhe

Você também pode gostar: