
O evento, que também contou com a participação do Enfermeiro Hilton Bueno, Gerente de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora das Graças (PR) abordando os desafios para a qualidade do atendimento e segurança do paciente, reuniu cerca de 40 pessoas.
De acordo com Márcia, a qualidade é uma condição para que qualquer serviço ou produto se mantenha no mercado, além de ser requisito fundamental para a acreditação das instituições de saúde. “Todo hospital deve se preocupar com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência, buscando uma integração harmônica das áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e, se for o caso, de docência e pesquisa”, comenta.
A palestrante ainda comentou que, apesar de uma sociedade e um mercado cada vez mais exigentes, há precariedade da segurança e qualidade dos serviços de saúde em algumas instituições. “Grande parte dos hospitais apresenta dificuldades operacionais, além de recursos humanos frequentemente não qualificados, aumentando a incidência de riscos ao paciente hospitalizado. Estudos estimam que nos hospitais europeus, um em cada dez pacientes sofre danos evitáveis durante a assistência. O relatório do Institute of Medicine, To error is human, de 1999, mostra que cerca de 98.000 pacientes morrem por erros preveníeis ocorridos durante a hospitalização nos Estados Unidos anualmente”, compartilha Márcia.
Desde 2004 o Brasil é um dos países que compõe a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O principal objetivo dessa aliança é instituir medidas que aumentem a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde. “São sete estratégias estabelecidas no programa para alinhamento – a atenção baseada na evidência, a disponibilidade oportuna de insumos que contribuem para a atenção segura, a atenção domiciliar e comunitária para a prevenção de eventos adversos, cirurgias segura, tecnologias sanitárias e investigação e análise dos eventos adversos”, menciona Márcia.
Prêmio de Qualificação Cremer – Protegendo a Vida

O Hospital Nossa Senhora das Graças (PR), uma das instituições de saúde premiadas pela Cremer, compartilhou os benefícios de se investir em programas que incentivem a qualidade e a segurança do paciente. “Esta iniciativa proporcionou o fortalecimento dos processos, valorização e reconhecimento da equipe e instituição, segurança do paciente, garantia de boas práticas e otimização dos recursos”, comenta Hilton.
Fonte: Anahp