Café da Manhã Anahp: Qualidade e boas práticas na assistência à saúde

Cremer 1 94908“A sociedade está cada vez mais exigente em relação a qualidade dos serviços prestados e produtos oferecidos. Essa realidade não é diferente na saúde. O cidadão deixou de agir de forma passiva e condescendente”. Foi assim que a Enfermeira Márcia Barbosa Magalhães, Especialista de Produto  da Divisão Hospitalar (Brasil) na Cremer iniciou a discussão do Café da Manhã Anahp desta terça-feira, 09 de setembro de 2014, sobre boas práticas e qualidade na assistência à saúde.
O evento, que também contou com a participação do Enfermeiro Hilton Bueno, Gerente de  Enfermagem do Hospital Nossa Senhora das Graças (PR) abordando os desafios para a qualidade do atendimento e segurança do paciente, reuniu cerca de 40 pessoas.

De acordo com Márcia, a qualidade é uma condição para que qualquer serviço ou produto se mantenha no mercado, além de ser requisito fundamental para a acreditação das instituições de saúde. “Todo hospital deve se preocupar com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência, buscando uma integração harmônica das áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e, se for o caso, de docência e pesquisa”, comenta.

A palestrante ainda comentou que, apesar de uma sociedade e um mercado cada vez mais exigentes,  há precariedade da segurança e qualidade dos serviços de saúde em algumas instituições. “Grande parte dos hospitais apresenta dificuldades operacionais, além de recursos humanos frequentemente não qualificados, aumentando a incidência de riscos ao paciente hospitalizado. Estudos estimam que  nos hospitais europeus, um em cada dez pacientes sofre danos evitáveis durante a assistência. O relatório do Institute of  Medicine, To error is human, de 1999, mostra que cerca de 98.000 pacientes morrem por erros preveníeis ocorridos durante a hospitalização nos Estados Unidos anualmente”, compartilha Márcia.

Desde 2004 o Brasil é um dos países que compõe a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O principal objetivo dessa aliança é instituir medidas que aumentem a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde. “São sete estratégias estabelecidas no programa para alinhamento – a atenção baseada na evidência, a disponibilidade oportuna de insumos que contribuem para a atenção segura, a atenção domiciliar e comunitária para a prevenção de eventos adversos, cirurgias segura, tecnologias sanitárias e investigação e análise dos eventos adversos”, menciona Márcia.

Prêmio de Qualificação Cremer – Protegendo a Vida

Cremer 2 502c2Reconhecendo a importância de programas de segurança do paciente bem definidos, a Cremer criou o “Prêmio de Qualificação Cremer – Protegendo a Vida”, com foco nas instituições privadas de saúde, que mantêm práticas e procedimentos hospitalares através da utilização de produtos de qualidade. “O nosso objetivo é incentivar a qualidade do procedimento e a segurança do paciente conforme recomendações nacionais e internacionais de boas práticas”, compartilha Márcia. O programa  tem como objetivo capacitar as equipes da instituição, treinando, auxiliando e conceituando o uso dos produtos , com o auxílio de especialistas.

O Hospital Nossa Senhora das Graças (PR), uma das instituições de saúde premiadas pela Cremer, compartilhou os benefícios de se investir em programas que incentivem a qualidade e a segurança do paciente. “Esta iniciativa proporcionou o fortalecimento dos processos, valorização e reconhecimento da equipe e instituição, segurança do paciente, garantia de boas práticas e otimização dos recursos”, comenta Hilton.

Fonte: Anahp
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