Organizado pela Covidien, evento reuniu cerca de 20 pessoas para discutir metodologias que visam excelência nos processos
Oferecer o que há de mais inovador nos processos que beneficiem os pacientes – seja em termos de qualidade como em segurança – foi tema do Café da Manhã Anahp desta sexta-feira, 24 de outubro. Organizado pela Covidien, o evento contou com a participação do gerente de Excelência Operacional da empresa, Guilherme Fraguas.
O Programa Covidien de Excelência para o cliente é desenhado a partir de estratégias que visam mudanças de cultura interna das instituições em busca da maior satisfação do cliente. “O princípio básico parte da otimização dos processos de negócios, seguindo a metodologia do Lean Six Sigma. Para isso, a Covidien trabalha com foco na gestão superior e no engajamento da base, o que nos garante, além de melhores resultados, uma significativa redução de custos”, explica Fraguas.
Pesquisas internacionais mostram que cerca de 10% dos hospitais nos Estados Unidos estão focados no desenvolvimento de programas de melhoria contínua usando a metodologia Lean Six Sigma e seus princípios, com regras bem definidas, organizadas e objetivas para eliminar desperdícios e reduzir custos. “A busca por melhores resultados e mais qualidade dos serviços é uma forte tendência. Entender a necessidade do cliente e usar as ferramentas corretas para garantir seu bem-estar é a chave para gerar fluxo de valor para a instituição”, orienta.
Ao final, os participantes do encontro na Anahp conheceram cases de sucesso de diferentes hospitais, a partir de diferentes situações, como procedimentos de exames de tomografia, desempenho nas salas cirúrgicas e esterilização de equipamentos. O resultado: redução de custos e tempo de espera, além de melhoria na qualidade dos processos e maior satisfação do paciente.