Planejamento de estoque de materiais e de medicamentos foi tema de palestra organizada pela HCO
O Café da Manhã Anahp, organizado pela HCO Logística Inteligente na Saúde, nesta terça-feira, 28 de outubro, reuniu mais de 30 profissionais do setor para discutir sobre gestão e planejamento de compras e estoques de insumos médico-hospitalares, os MAT/MED. Com o tema ‘A Cadeia de Suprimentos de Materiais e Medicamentos: do Laboratório ao Paciente’, o evento contou com a presença de Fernando Poça, sócio da empresa Infra Partners.
Diante desta realidade, os hospitais tendem a redesenhar um novo modelo de processo de compras, onde a relação de maior qualidade com menor custo ficará mais evidente. O objetivo é aumentar o poder de negociação dos hospitais. “A implantação de estratégias que buscam eficiência e melhor negociação, como qualidade e preço, é uma forte tendência observada no setor”, reforça Poça.
O processo de compras coletivas por sistemas online, a partir de plataformas de compras, é uma prática que vem sendo adotada por grandes grupos de hospitais privados no Brasil. Neste método, os hospitais fazem suas cotações e realizam suas compras de maior volume para obter mais vantagens econômicas. Este processo já ocorre em instituições hospitalares dos Estados Unidos, por exemplo. As experiências mostram economia na otimização de processos, eliminação de erros de administração, redução de custos estimados em US$ 13,6 milhões e receita de US$ 153 milhões ao ano.
“Há uma cultura de compras já enraizada no Brasil, que deve ser revista. Os hospitais devem conhecer seus fornecedores para que seus interesses sejam convergentes, sem esquecer o principal objetivo: suprir a necessidade de seus pacientes”, finaliza.