
Herrero também mencionou que geralmente há uma grande lacuna entre a estratégia e a sua execução. “O principal desafio é fazer com que as empresas consigam ir além do dia-a-dia operacional e desenvolvam uma estratégia competitiva consistente. Nesse sentido, uma equipe qualificada e comprometida é fundamental, pois nenhuma vantagem competitiva é sustentável sem excelência operacional”, comenta.
A metodologia ABC foi citada por Carnielo como uma ferramenta que permite melhor visualização dos custos, por meio da análise das atividades executadas na empresa e suas respectivas relações com os produtos. “Os principais objetivos do ABC são: apurar com maior precisão os custos dos produtos ou serviços; identificar novas atividades, com a finalidade de melhorar o desempenho da empresa no futuro; detectar as atividades que estão onerando o produto/serviço, eliminando procedimentos que não agregam valor; e determinar quais atividades podem ser executadas por terceiros com menor custo e maior eficiência”, explica.
Os palestrantes demonstraram em quais cenários as metodologias melhor se aplicam e compartilharam experiências relacionadas ao tema.
Para fazer o download das apresentações, clique aqui.
Fonte: Anahp