Brasil tem menos leitos de hospitais que o mínimo indicado pela OMS

A organização aponta que existem apenas 2,4 leitos para cada mil brasileiros nas redes pública e particular de saúde

O Brasil tem menos leitos em hospitais do Sus e da rede particular do que o número mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS. E o Espírito Santo apresenta índice ainda abaixo da média nacional. Enquanto o recomendável pela organização seria de três leitos para cada mil habitantes em todo país, o Estado apresenta média de 2,2 leitos para cada mil capixabas no Sus e 1,8 para o mesmo número de habitantes em hospitais privados.

De acordo com as informações divulgadas no Bom Dia Brasil de hoje, (11), a situação se agrava em relação a leitos de UTIs, destinadas a pacientes em estado grave. Nos últimos quatro anos, 13 mil leitos das unidades de terapia intensiva do Sus foram desativadas em todo país.

A pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Hospitais Privados, a Anahp, e usada como base para a matéria, aponta ainda que caso o governo não invista no desenvolvimento e implantação de novos leitos em todo país, corremos o risco de um apagão sanitário hospitalar. O presidente da associação, Francisco Balestrin, alerta: “A população está envelhecendo. Por isso, precisamos de mais leitos. Na pior das hipóteses, a cada três anos, precisamos de mais 13 mil leitos. Nesse último período, apenas 2 mil foram implantados”.

Já o governo aponta que o número reduzido de leitos segue a tendência internacional dos serviços de saúde, que investem em prevenção.

Fonte: Jornal A Gazeta (Vitória/ES) – 11.08.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: