Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

BP investe em governança corporativa e atualiza seu código de conduta

Documento aprofunda temas que norteiam ações esperadas dos médicos, colaboradores e pessoas que se relacionam com a instituição

Diversidade, inclusão, LGPD, ESG e a promoção de um ambiente ético, saudável e respeitoso são alguns dos temas que passaram a fazer cada vez mais parte do cotidiano corporativo e incentivaram as áreas de Compliance a promoverem uma atualização dos seus códigos de conduta. É o caso da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do país, que acaba de lançar a revisão do seu código. O documento (https://www.bp.org.br/Content/institucional/pdf/codigo-conduta-br.pdf) é um orientador da convivência, das relações e estabelece as regras e os princípios éticos que traduzem as diretrizes da instituição, sendo um norteador das ações esperadas de todos os médicos, colaboradores e das pessoas que se relacionam com a BP.

“A atualização do código veio para aprofundar os temas que já eram tratados anteriormente, trazer pontos novos e reforçar nosso compromisso com a integridade corporativa e as boas práticas”, conta Arnaldo Bartalo Júnior, diretor executivo de Auditoria Interna, Riscos, Compliance e Proteção de Dados da instituição.

De forma simples e clara, o código atualizado apresenta um conjunto de iniciativas que fortalece a governança corporativa da BP. Mas o histórico da instituição nessa área remonta a 2015, quando a BP lançou seu primeiro código, que depois foi revisado em 2017.

Os compromissos e iniciativas firmadas nos primeiros materiais foram a referência para que, em 2019, a BP fosse a primeira instituição a ter uma certificação de integridade em serviços de saúde. A Certificação por Distinção do Programa de Gestão para Integridade de Serviços de Saúde foi concedido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), uma das mais importantes acreditadoras de serviços de saúde da América Latina. A certificação é baseada no Health Services Anticorruption Management System (HSA), cuja certificação é concedida pela Health Standards Organization (HSO), importante instituição norte-americana de implementação de padrões de excelência na área da Saúde.

Recentemente, a BP também aderiu ao Pacto do Instituto Ethos pela integridade e contra a corrupção. Esse pacto global é um compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas e tem por objetivo uni-las na promoção de um mercado mais íntegro e ético, além de reduzir as diferentes formas de corrupção.

“Estamos em constante evolução nesta temática em busca da promoção de um ambiente de trabalho onde a cultura de integridade esteja cada vez mais presente e em aderência a legislação e as boas práticas corporativas”, finaliza Arnaldo.

Fonte: BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Compartilhe

Você também pode gostar: