A Anahp liderou hoje, 02 de abril, uma reunião por videoconferência com o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, para discutir a necessidade de algumas medidas econômicas para o setor durante a pandemia. O presidente do Conselho Administrativo da Associação, Eduardo Amaro, apresentou pautas que pedem atenção especial nesse momento, como liberação da reserva das operadoras de planos de saúde como forma de aliviar financeiramente o setor, a não obrigatoriedade de atestado médico por sete dias para afastamento de profissionais saúde, isenção de impostos e a necessidade de linhas de crédito específicas para hospitais.
O secretário contribuiu dando orientações à Associação quanto aos caminhos que poderiam ser tomados para abrir diálogo com a secretaria, a partir das propostas a serem construídas conjuntamente com as operadoras, já que o momento é de sinergia entre os pleitos do setor. Da Costa reforçou, ainda, que o BNDES anunciou recentemente linhas de crédito que podem ajudar os hospitais, e que outros incentivos podem ser discutidos a nível municipal. O diretor executivo da Anahp, Marco Antônio Ferreira, solicitou que seja avaliada a possibilidade de linhas de crédito com valores menores, já que as que estão disponíveis até o momento são a partir de R$ 10 milhões.
Também participaram da reunião César Mattos, secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade, e Geanluca Lorenzon, responsável pelos projetos setoriais da Sepec. Lorenzon aproveitou a oportunidade e disse que em breve deverá ser divulgada medida provisória para instituir a prescrição digital, aumentando o dinamismo e a segurança dos atendimentos médicos, seja presencialmente ou por telemedicina, principalmente nesse momento.