Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

A importância dos exames antes de começar a atividade física

A avaliação médica antes do início de qualquer atividade física é necessária para se garantir a integridade do participante, mas não basta apenas o exame clínico. É necessário pensar em exames básicos para garantir um bom início de atividade, sem sustos.

Mesmo as pessoas que já fazem atividade devem se submeter a exames básicos uma vez por ano, como o hemograma e a avaliação cardíaca. No caso daqueles que pensam em se tornar atletas amadores e melhorar a performance, ainda existem exames que auxiliam o paciente a alcançar esses objetivos, como o estudo do LEME – Laboratório de estudo do movimento do Hospital Israelita Albert Einstein.

No LEME é feita a análise da marcha através da colocação de marcadores e eletrodos na pele do paciente. Enquanto o paciente caminha pela pista do laboratório é feita a gravação por uma câmera com infravermelho, e um engenheiro especializado em biomecânica inicia o processamento dos dados. Entre várias informações, se analisa o impacto das pisadas sobre as articulações. O exame é capaz de medir os dados de espaços temporais de cada atleta, que incluem a velocidade da marcha, o tamanho da pisada e quantos passos a pessoa consegue dar em um minuto. Pequenos detalhes que podem mudar o desempenho na hora da corrida.

As dicas sobre os exames ideais para dar início ao seu próprio “projeto verão” podem ser conferidos na webserie Prepare-se Já, que está acompanhando o preparo de seis pacientes e sua busca para superar seus desafios.

Acompanhe a evolução dos participantes no portal Eu atleta, globoesporte.globo.com/eu-atleta e em nossos canais oficiais.

Fonte:  Hospital Israelita Albert Einstein – 28.07.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: