Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

A.C.Camargo compartilha rotinas baseadas em evidências científicas com lançamento do Práticas em Oncologia Clínica

Centro de referência mundial em tratamento de câncer lançou na última semana, durante Congresso da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), obra que oferece consulta rápida e visa auxiliar oncologistas clínicos nas tomadas de decisões do dia-a-dia

Na últimas semana, em Brasília, durante Congresso anual da SBOC, o A.C.Camargo Cancer Center lançou a 1ª. Edição do manual Práticas em Oncologia Clínica, obra assinada pelo diretor de Oncologia Clínica da instituição paulistana, Marcello Ferreti Fanelli, com colaboração dos oncologistas clínicos titulares do departamento. Concebido com um layout que traz uma divisão dos capítulos por cores, visando um ágil acesso às condutas preconizadas para cada subtipo tumoral específico, o manual se destaca também por seu conteúdo baseado em fluxogramas, produzidos com base em sólidas evidências científicas.
Com mais de 600 páginas, o livro está dividido em catorze capítulos, cada um deles trazendo os tipos de câncer e seus subtipos que são tratados na Oncologia Clínica em protocolos padronizados: cabeça e pescoço (lábios e cavidade oral, faringe, laringe, orofaringe, hipofaringe, carcinoma epidermóide, nasofaringe e glândulas salivares); tumores do sistema nervoso central (gliomas no adulto e medulobastoma), tumores de pulmão (tumores de células pequenas e de células não-pequenas); tumores do trato digestivo alto (esôfago, estômago, pâncreas, adenocarcinoma de pâncreas, carcinoma hepatocelular, vias biliares e colangiocarcinoma); tumores colorretais (colorretal, tumor de cólon/sigmóide/reto alto, reto e canal anal); tumores de mama (luminal A, luminal B, Her2 positivo, Her2 não luminal e triplo negativo). 
Na sequência, os tumores neuroendócrinos (gástricos, de pâncreas, não pancreático, carcinoide de reto, carcinoide de timo, de pâncreas não-funcionante, gastrinoma, insulinoma, glucagonoma, vipoma, de alto grau de células pequenas, pancreáticos e não pancreáticos); tumores ginecológicos (colo uterino, endométrio e ovário); tumores urológicos (rim, bexiga, testículo, testículo não seminoma, testículo seminoma e próstata); pele (melanoma); sarcomas e osteosarcomas: sarcomas de partes moles, GIST, osteosarcoma, sarcoma de Ewing PNET) e as neoplasias hematológicas: (leucemias: crônica, mielóide aguda, crônica e linfoblástica aguda, linfomas: folicular, de Hodgkin, de Hodgkin clássico, não-Hodgkin difuso de grandes células B e o mieloma múltiplo).
O manual Práticas em Oncologia Clínica reúne também o capítulo Genética, que aborda as condutas clínicas para síndromes hereditárias, desde os critérios diagnósticos e manejo de cada paciente, passando pela análise dos fatores de risco, até a conduta terapêutica a partir da pesquisa por imuno-histoquímica ou outros resultados de avaliações em Patologia e Biologia Molecular. Os autores trazem as síndromes de Li-Fraumeni e Li-Fraumeni-Like, Síndrome de Lynch, Síndrome de Câncer Colorretal Sem Polipose e Síndrome de Câncer de Mama e Ovário. Por fim, um capítulo inteiramente dedicado às Interações Medicamentosas.
De acordo com Marcello Fanelli, embora traga condutas baseadas em sólidas evidências científicas, a decisão quanto ao tratamento a ser empregado deve ser sempre individualizada, levando em conta aspectos inerentes ao paciente, impossíveis, segundo o especialista, de serem contemplados em um fluxograma. “Nosso desafio é que todos os oncologistas clínicos alcancem o objetivo maior de cuidar melhor de cada paciente e com a máxima eficácia”, destaca Fanelli.
Fanelli ressalta também que “as condutas sugeridas neste manual refletem o tratamento realizado no A.C.Camargo, sem ter a pretensão de servir como balizador para tratamento no sistema público ou privado de saúde”. De acordo com os autores, o intenção é revisar esta obra periodicamente, tornando possível compartilhar a evolução do tratamento oncológico na instituição.
A Nova Marca – Desde sua fundação há 60 anos, o A.C.Camargo traz uma atuação focada em 4 pilares: prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer que, somados a sua alta representatividade internacional, culminou em 2013 no lançamento da marca A.C.Camargo Cancer Center. Esse posicionamento traduz uma instituição que concentra em um só lugar todos os âmbitos da Oncologia, da bancada de pesquisa ao leito de cada paciente. Primeiro a assinar como Cancer Center fora dos Estados Unidos e Europa, o A.C.Camargo já atendeu mais de 700 mil pacientes desde sua fundação, com índices de sucesso no tratamento só comparáveis aos maiores centros do mundo, sendo 75% para crianças e 70% para adultos; é responsável pela formação de 47% dos oncologistas do país; responsável por 74% de toda a produção científica de alto impacto sobre câncer no Brasil com média de 200 artigos anuais; detentor do maior banco de tumores da América Latina com 30 mil amostras e pioneiro ao criar o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em uma instituição hospitalar privada, obtendo desde então a nota máxima pela CAPES.
Sobre o A.C.Camargo Cancer Center – Instituição privada sem fins lucrativos criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, é um dos maiores centros mundiais em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. De forma integrada e interdisciplinar, atende cerca de 15 mil novos pacientes a cada ano, vindos de diversas partes do país e exterior. Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de mais de 500 especialistas, sendo cerca de 200 oncologistas.
 Em 2012, conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA).  Também conquistou a certificação ISO 14001, firmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. O selo de qualidade ambiental ratifica que o A.C.Camargo atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO. Em 2013 foi eleito pela quinta vez  uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame. Também conquistou alguns reconhecimentos importantes: foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde e pelo Anuário Valor 1000 figurou entre as cinco Instituições mais importantes no segmento de serviços médicos. 

Fonte: A.C.Camargo Cancer Center – 04.11.2013
Compartilhe

Você também pode gostar: