Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

A.C.Camargo Cancer Center lança manual inédito no país sobre câncer de estômago, esôfago, fígado e pâncreas

A publicação traz as rotinas voltadas ao diagnóstico e cuidados ao paciente antes e após o tratamento
Com lançamento do manual, o Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center compartilha as rotinas relacionadas ao diagnóstico, estadiamento, completo fluxograma de tratamento e seguimento pós-tratamento, além de informações sobre epidemiologia, fatores de risco, aspectos de anatomia e apresentação clínica de tumores malignos e benignos do Aparelho Digestivo Alto
Com cerca de 2 milhões de óbitos em 2012, segundo estimativas do GLOBOCAN, o câncer do Aparelho Digestivo Alto é considerado um problema de escala mundial. Este dado posiciona os tumores de esôfago, estômago, fígado e pâncreas à frente em mortalidade de tumores mais incidentes como próstata, mama e colorretais. No Brasil, segundo o mesmo estudo, os números acompanham as taxas mundiais.
De acordo com o cirurgião oncologista e diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center, Felipe José Fernández Coimbra, o panorama citado acima motivou a produção do manual Câncer do Aparelho Digestivo Alto, que visa compartilhar a expertise do serviço por ele coordenado, acumulada no dia a dia de atendimento, cirurgias, tratamentos sistêmico e radioterápico, de forma multidisciplinar e integrada.
Com mais de 200 páginas, o manual, lançado pela Atheneu – editora especializada em publicações na área de Medicina – é baseado em evidências científicas da rotina do departamento e dividido em 17 capítulos que abordam diversos tipos de tumores abdominais: carcinoma espinocelular de esôfago; adenocarcinoma de esôfago distal e transição esofagogástrica; adenocarcinoma gástrico; linfoma gástrico; adenocarcinoma de pâncreas; câncer da vesícula biliar; colangiocarcinoma; carcinoma hepatocelular; neoplasias císticas do pâncreas; tumores neuroendócrinos do trato gastrointestinal alto; tumores neuroendócrinos do pâncreas; tumores do estoma gastrointestinal; metástases hepáticas de câncer colorretal; metástases hepáticas de tumores neuroendócrinos; metástases hepáticas de tumores não-colorretais e não-neuroendócrinos; tumores hepáticos benignos; adenocarcinoma do intestino delgado, duodeno e papila duodenal.
Cada capítulo detalha os aspectos epidemiológicos do câncer e seus fatores de risco, anatomia, apresentação clínica, diagnóstico e avaliação inicial, estadiamento, tratamento, seguimento, fluxograma e leituras recomendadas. O Manual conta ainda com três capítulos finais sobre o suporte perioperatório multidisciplinar (nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e enfermagem); cirurgia oncológica no paciente idoso e o papel da laparoscopia como modalidade de cirurgia oncológica.
A Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo foi a única representante brasileira nas duas últimas reuniões de consenso internacional de tratamento de câncer gastrointestinal – realizadas em janeiro de 2013 e 2014, ambas em São Francisco (EUA) – se destacando no ano passado por estudo que apontou o sucesso na reversão de metástase no fígado de tumores originados no intestino e, neste ano, com foco nas novas diretrizes para tratamento de tumores do fígado, vias biliares e vesícula. Este consenso é organizado pela Society of Surgical Oncology, Americas Hepato-pancreato-biliary-Association e The Society for Surgery of the Alimentary Tract.

Câncer do Aparelho Digestivo Alto
Rotinas do Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center
Editor-chefe: Felipe José Fernández Coimbra
Editores: Alessandro Landskron Diniz, Héber Salvador de Castro Ribeiro, Wilson Luiz da Costa Júnior, André Luis de Godoy, Igor Correia de Farias
Atheneu
ISBN: 9788538804581
Páginas: 256
Ano de lançamento: 2013 / 1ª edição
Onde adquirir?:  www.atheneu.com.br/index.php/livros/medicina/cancer/cancer-do-aparelho-digestivo-alto-rotinas-do-departamento-de-cirurgia-abdominal.html
Sobre o A.C.Camargo Cancer Center –  Instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, é um dos maiores centros mundiais em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. De forma integrada e interdisciplinar, atende mais de 15 mil novos pacientes a cada ano, vindos de diversas partes do país e exterior. Seu corpo clínico é composto por uma equipe de 500 especialistas, sendo cerca de 200 oncologistas, entre eles clínicos e cirurgiões.
No âmbito do ensino e pesquisa, é responsável pela formação de 47% dos oncologistas do país e por  74% de toda a produção científica de alto impacto sobre câncer no Brasil com média de 200 artigos anuais; detentor do maior banco de tumores da América Latina com 30 mil amostras e pioneiro ao criar o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em uma instituição hospitalar privada.
 Em 2012, conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA).  Também conquistou a certificação ISO 14001, firmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. O selo de qualidade ambiental ratifica que o A.C.Camargo atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO. Em 2013 foi eleito pela quinta vez  uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame. E foi apontado, pela edição 500 Melhores Empresas da revista IstoÉ Dinheiro, uma das melhores em Saúde e pelo Anuário Valor 1000 uma das cinco instituições mais importantes no segmento de serviços médicos. Também foi eleito a Instituição do Ano pelo Prêmio Saúde 2013, promovido pela Revista Saúde! É Vital.
Fonte: Hospital A.C.Camargo Cancer Center – 29.01.2014
Compartilhe

Você também pode gostar: