Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

UTI Geral do Hospital Aliança finaliza 2016 sem registro de infecção por corrente sanguínea

Com taxas anuais de infecção bem abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Hospital Aliança fechou o ano de 2016 com taxa de 0% de infecção por corrente sanguínea na UTI Geral. Isso significa que, neste período, nenhum paciente internado nesta unidade do Aliança contraiu infecção.

Esse resultado positivo é fruto de um trabalho contínuo de prevenção realizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SECIH junto a as equipes assistenciais, pacientes e familiares. Dentre as principais medidas adotadas estão os treinamentos na passagem do cateter venoso central(CVC), estruturação e feitura dos bundles de prevenção, curativo estéril para cobertura do CVC, e uso de cateteres revestidos com substâncias bactericidas. “Quem ganha é o nosso paciente, que encontra no Aliança um espaço seguro e com uma equipe que está atenta aos cuidados necessários para evitar, ao máximo, o sofrimento”, declara o coordenador médico do SECIH, Antonio Bandeira.

Em 2016 a taxa de infecção hospitalar foi 1,4%. A OMS considera aceitável taxas de infecção hospitalar até 5%/ano. Nos anos anteriores as taxas de infecção hospitalar também ficaram bem abaixo do preconizado.

Fonte: Hospital Aliança

Compartilhe

Você também pode gostar: