Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Uso de coração artificial será tema de encontro de cardiologistas no Vitória Apart Hospital

Evento acontece no próximo sábado, 04 de julho, reunindo especialistas do Estado e de diferentes partes do Brasil, além de paciente implantado  

A insuficiência cardíaca é uma das causas mais frequentes de internações por doença cardiovascular no Brasil, ocorrendo quando o coração enfraquece e não consegue impulsionar o sangue para o corpo. O avanço da tecnologia, contudo, tem proporcionado melhorias no tratamento da doença, com a utilização do Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV), também conhecido como Coração Artificial.

O assunto estará em debate no Estado próximo sábado, 04 de julho, quando acontece o Workshop Tratamento da Insuficiência Cardíaca Avançada com Dispositivos de Assistência Ventricular. O evento reunirá cerca de 50 médicos cardiologistas do Espírito Santo e de diferentes partes do Brasil, que discutirão o uso de suportes circulatórios no tratamento da doença.

O workshop será realizado das 10h às 13h, no auditório do Vitória Apart Hospital, e além da apresentação de médicos especialistas na área, trará o depoimento de um paciente implantado. “Este é um assunto moderno e atual. Em grandes centros do mundo, os Dispositivos de Assistência Ventricular já são utilizados há muitos anos, mas, no Brasil, o uso da tecnologia ainda é recente e o tema bastante atrativo para a área”, destaca o cirurgião cardiovascular especialista em suporte circulatório do Vitória Apart Hospital, Assad Miguel Sassine.

O Vitória Apart Hospital é um dos poucos centros hospitalares no Brasil a já ter realizado uma cirurgia de transplante de coração artificial, feita em 2013 em um paciente de 68 anos. “Há pelo menos cinco pessoas no país com coração mecânico em casa e vivendo com qualidade de vida”, explica Assad Sassine. “Um deles participará do workshop, dando seu depoimento de vida e apresentando esclarecimentos aos médicos participantes”, complementa.

Outro convidado para o evento é o médico cardiologista, Danilo Galantini, que virá de São Paulo para ministrar uma palestra sobre abordagem avançada e atualizada da insuficiência cardíaca com o dispositivo de assistência ventricular.

Entenda o funcionamento dos Dispositivos de Assistência Ventricular

O Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV), ou Coração Artificial, é um aparelho que auxilia o coração a bombear sangue, da principal câmara bombeadora de sangue do coração, o ventrículo esquerdo, para o restante do corpo. Um dos grandes benefícios do tratamento com o uso do coração artificial é proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente acometido de insuficiência cardíaca avançada, há tempo limitado no seu dia a dia.  Isso pode ser feito por anos, seja na espera ou não do transplante.

Feito de uma liga metálica de titânio, o dispositivo é implantado no corpo, usado como ponte para o transplante cardíaco (para manutenção da estabilidade clínica enquanto se aguarda o transplante), como ponte para recuperação (em casos em que se espera a recuperação da função ventricular), ou como terapia final (para pacientes que não têm indicação de transplante ou que não exista recuperação da função ventricular). O Coração Artificial possibilita que o paciente volte a uma vida normal podendo viajar, trabalhar, dirigir, com apenas alguns cuidados e restrições.

Fonte: Vitória Apart Hospital – 02.07.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: