Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Unisinos e Mãe de Deus fazem pré-lançamento de Escola de Saúde

Apresentação ocorreu semana passada durante a Feira+Fórum Hospitalar 2015, no Expocenter Norte em São Paulo

Os pavilhões da maior feira da área da Saúde das Américas, que aconteceu entre 19 e 22 de maio no Expo Center Norte em São Paulo, foram palco para o pré-lançamento da sexta Escola da Unisinos. Em cerimônia na sala presidencial da Feira, ocorrida na última quarta-feira (20/5), Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos entregou, junto com a irmã Lúcia Boniatti, presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, uma placa que faz o convite à Waleska Santos, presidente e fundadora da Feira+Fórum Hospitalar de São Paulo, para o lançamento oficial da Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus, que acontecerá no dia 11 de agosto de 2015, no Anfiteatro Pe. Werner, no campus São Leopoldo.

Ao receber o convite, Waleska destacou a importância deste evento durante a Feira: “A Hospitalar é o momento para esse pré-lançamento, ela promove as ações positivas na área da saúde há 22 anos e nós estamos sempre abertos às instituições de saúde e grupos de trabalho”, diz ela. Ela ainda disse que o projeto da Escola tem tudo para dar certo, pois une parceiros que são abnegados no trabalho de atender aos mais necessitados e complementou: “Esse é um momento muito especial, nós tivemos muitos lançamentos e eventos durante as duas décadas da feira, mas estou muito emocionada e lisonjeada em receber esse convite. Eu estarei lá no dia 11 de agosto”, anunciou.

Em sua fala sobre o pré-lançamento da Escola, Pe. Marcelo se mostrou confiante em relação à área de saúde. “A Escola de Saúde é um pequeno sinal do Brasil que dá certo. Essa feira dá uma amostra da vitalidade do nosso país”, diz o reitor. Ele ainda complementou dizendo que está na junção de forças o potencial de desenvolvimento da nação. “Nessa experiência de parceria bem sucedida, nós gostaríamos de dizer que a rota do Brasil é a de colaboração, confiança, e é a rota de termos como foco o povo, a nação, e darmos a entrega de educação e de saúde de qualidade pra gente brasileira”, finaliza.

Irmã Lúcia reiterou a fala do reitor da Unisinos ao abordar a união entre as instituições. “A Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus que nós, juntos, construímos, vem dizer a cada um de nós que é possível construir serviços e conhecimento em parceria”, comenta. Irmã Lúcia disse ainda que a parceria ajuda a preparar profissionais que contribuem para a construção de uma saúde de qualidade, com inovação, e que possibilitará que as instituições ajudem a melhorar, junto com as políticas públicas, o quadro da saúde no país. “Eu tenho certeza de que aquilo que nós estamos construindo, estamos construindo para transformar a sociedade, tanto na área da saúde, quanto na área da educação”, conclui.

Também participaram da cerimônia de pré-lançamento pró-reitor de administração da Unisinos, João Zani; o diretor da Unidade de Negócios e Relações Internacionais e Expansão da Unisinos, Cristiano Richter; o diretor da Unidade Acadêmica de Educação Continuada da Unisinos, Francisco Zanini; o CEO e gestor do Parque Tecnológico de São leopoldo, Luis Felipe Maldaner; o diretor geral do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Cláudio Seferin; o superintendente Executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Alceu Alves da Silva; o diretor de Desenvolvimento e Inovação do Sistema de Saúde Unisinos Mãe de Deus, Fábio Gastal Leite; o presidente do Hospital Centenário de São Leopoldo, Gilso Gotardo.

Além dessas presenças, esteve no evento o diretor do Instituto Central de Engenharia Biomédica da Alemanha (ZiMT), Tobias Zobel, que visitou o reitor da Unisinos no dia 14 de maio em uma missão para aproximar Brasil e Alemanha e encaminhar tratativas para a implantação de um Vale da Saúde no Rio Grande do Sul.

A maior feira de saúde da América Latina

A Feira Hospitalar 2015 trouxe a São Paulo visitantes e expositores do mundo inteiro com a proposta de apresentar novidades e lançamentos na área da saúde em nível global, além de debater questões sobre o segmento durante o Fórum da Saúde. São, ao todo, 1250 expositores de 34 países diferentes, englobando segmentos de produtos, hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros. A feira contou visitantes vindos de 63 países do globo durante os dias de exposição, entre as últimas terça e sexta-feira.

A universidade participou pela primeira vez da feira. Em parceria, as instituições tiveram como objetivo apresentar a Escola de Saúde no evento por meio de um estande, localizado na rua L do pavilhão vermelho, onde estavam expositores de importantes hospitais do país, como o Sírio-Libanês, Albert Einstein. Em 2015, a representatividade de hospitais na feira subiu significativamente, contabilizando 23% dos 1250 expositores, junto com clínicas, laboratórios e casas de saúde.

Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus

Integrante do conjunto de Escolas da Unisinos, a Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus é um importante espaço de articulação entre os diversos cursos e áreas de conhecimentos alinhados com o tema da saúde na universidade. A parceria da Unisinos com o Sistema de Saúde Mãe de Deus permite que o desenvolvimento de atividades, tanto no âmbito acadêmico, quanto no sistema de gestão junto ao poder público e privado, por meio da qualificação e consolidação da Rede de Saúde.

Fonte: Mãe de Deus – 26.05.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: