Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Tomógrafo com menos radiação e mais rapidez entra em operação no Hospital Moinhos de Vento

O novo tomógrafo do Hospital Moinhos de Vento é o primeiro de sua geração em operação na região Sul. Utilizando a tecnologia Dual Source CT (DSCT) – dois sistemas trabalhando em conjunto –, aumenta a velocidade na captura de imagens, o que torna mais rápida a realização de exames. Outro avanço é a dose de radiação muito inferior aos modelos convencionais, resultando em claros benefícios diagnósticos e de segurança para o paciente. A apresentação do novo tomógrafo será dia 3 de outubro, em evento científico, às 19h30, com a presença de médicos do Hospital Moinhos de Vento e de convidados.

O equipamento também facilita procedimentos em crianças, que costumam se movimentar e não respondem a comandos de respiração. Isso tende a resultar em limitações técnicas em exames nos quais o paciente precisa permanecer imóvel. Assim, é muito frequente a sedação. Com a nova tecnologia, há um aumento significativo da velocidade do exame, permitindo a geração de imagens em frações de segundo, o que dispensa procedimentos anestésicos. A agilidade na operação também auxilia pacientes inconscientes ou com o estado mental alterado oriundos de unidades de cuidado intensivo e emergência.

A novidade ainda permite a realização de novas técnicas de imagem. Aplicações dessa tecnologia estão se tornando mais comuns na prática clínica com vantagens em relação à tomografia computadorizada (TC) convencional. Entre as quais, a caracterização de cálculo renal, detecção de edema da medula óssea, detecção de gota nas articulações e mapas de perfusão dos pulmões, crânio e órgãos abdominais.

“A nova tecnologia de tomografia computadorizada, com 256 canais de dupla-fonte, permite uma importante redução da dose de radiação em relação à tomografia convencional. Em muitos casos, com doses absorvidas de radiação próximas aos exames de radiologia convencional (raio X). Isso resulta em maior segurança para o paciente”, afirma o médico Felipe Victora, chefe do Serviço de Radiologia do Hospital Moinhos de Vento.

Em um investimento de R$ 6 milhões, o equipamento fabricado pela Siemens aprimora a medicina e a assistência de excelência do Moinhos de Vento, fortalecendo ainda mais a atuação do Hospital em alta complexidade. Todas as especialidades médicas serão beneficiadas com a nova tecnologia, em especial cardiologia, pediatria, cirurgia vascular, pneumologia, neurologia e ortopedia.

EVENTO CIENTÍFICO DE APRESENTAÇÃO DO NOVO TOMÓGRAFO

Tema: Avanços e novas tecnologias em imagem cardiovascular

Quando: 3 de outubro

Horário: 19h30

Onde: Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Bloco C do Hospital Moinhos de Vento)

PROGRAMAÇÃO

19h30 – Abertura

Mohamed Parrini, superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento

Luiz Antonio Nasi, superintendente Médico

Felipe Wagner Victora, chefe do Serviço de Radiologia

19h40 – “Impacto da redução da dose de radiação com tomógrafo dupla fonte 256 detectores”

Paulo Roberto Schwartzman, coordenador do Núcleo de Imagem Cardíaca do Serviço de Radiologia do Hospital Moinhos de Vento

19h50 – “Aplicações do novo tomógrafo Dual Source 256 detectores na Cardiologia”

César Higa Nomura, médico radiologista, research fellow em TC e RM cardíaca no Massachusetts General Hospital, Harvard Medical School, superintendente de Diagnóstico por Imagem do Hospital Sirio-Libanês e diretor do Departamento de Radiologia do Instituto do Coração HCFMUSP

20h20 – “Avanços e novas técnicas em angiotomografia computadorizada na avaliação da doença cerebrovascular, aorta e doença vascular periférica”

Iugiro Roberto Kuroki, médico radiologista da Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDI-RJ), coordenador do Setor de Exames Vasculares em TC e RM da Dasa SP e diretor da BM&K Laboratório de Imagem

20h50 – Debate

Compartilhe

Você também pode gostar: