Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Sucesso absoluto: Hospital Madre Teresa realiza grande encontro de qualidade

Quem esteve no auditório do Hospital Madre Teresa no dia 05 de dezembro saiu com a certeza de ter participado de um GRANDE ENCONTRO, que reuniu cases de qualidade que foram sucesso na Instituição. O evento é uma realização do HMT com inspiração no “Grande Encontro” promovido pela União Brasileira para Qualidade (UBQ) e abordou temáticas voltadas para o aprimoramento das práticas de qualidade nos setores, com foco na gestão assistencial e de pessoas. A UBQ também participou do encontro e esteve representada pela gerente geral Valeria Cristina Mendes e pelo diretor técnico Antônio Augusto Santos, que falou algumas palavras e parabenizou o Hospital Madre Teresa pela iniciativa de realizar um evento tão amplo para discutir qualidade.

O público composto por mais de 200 pessoas se divertiu com as apresentações do “Grande Encontro do HMT – Equipes de Alta Performance” e pode assistir às palestras da professora, consultora em Gestão Organizacional e diretora da Plêiades Desenvolvimento de Pessoas, Tânia Mara Costa Leite, e do consultor e diretor da Interact Solutions, Rodrigo Meister.

EMOÇÃO

O Grande Encontro do HMT também reservou um momento para a emoção com a apresentação do musical “Natal Brasileiro”, cantado pelo coral Artistas da Paz. O grupo é formado por crianças e adolescentes assistidos pela Sociedade Cruz de Malta, na região do Morro dos Pedras, em Belo Horizonte. O coral esteve no HMT a pedida Instituição e das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que promovem projetos junto à Cruz de Malta. No musical, os pequenos artistas falam sobre como seria o Natal se Jesus Cristo tivesse nascido no nordeste brasileiro. É emoção garantida.

GRANDE PREMIAÇÃO

Sem dúvida, o destaque ficou com as equipes de alta performance, que tinham como missão apresentar os projetos de forma lúdica e com muita criatividade. Como resultado, o palco do HMT recebeu seis apresentações teatrais e a presença de um simpático robô, o Osíris.
Os times foram avaliados por uma comissão especial composta pelos convidados Christiano Freire de Bastos (engenheiro de produção com experiência de 17 anos em gestão da qualidade na Vallourec), Ângelo Alessandro Miranda (engenheiro eletricista especialista em melhoria continua e coordenador de energia e sistemas elétricos da Anglo American), Roberta Madureira (administradora com MBA em planejamento e gestão estratégica com experiência na Pif Paf Alimentos e Fundep), Evellyn Porto Pimenta (engenheira de produção, multiplicadora e ponto focal Lean e experiência no grupo Vale) e Adriana Moreira Lopes (engenheira de produção certificada LSS Green Belts, com atuação na Prodabel e UBQ).

A Comissão Avaliadora levou em consideração critérios como PDCA (Plan, Do, Check e Action, que significam, respectivamente, Planejar, Fazer, Checar e Agir) e DMAIC (que traduzido do inglês significa “definir, mensurar, analisar, melhorar e controlar”). Os avaliadores analisaram os projetos inscritos e documentados e também a criatividade durante as apresentações no dia do evento.

A premiação ficou por conta da diretoria do Hospital Madre Teresa. Subiram ao palco a diretora geral Irmã Fabiana Cândido e o diretor administrativo Marcos Vete, que em meio à brincadeiras e rufadas de tambores para gerar suspense na plateia, anunciou os projetos premiados desta primeira edição do Grande Encontro. Os grandes vencedores foram os projetos “Qual é o tamanho da sua fome” – Serviço de Nutrição e Dietética (1º lugar), “Conte Comigo” – Equipe de Gestão de Pessoas (2º lugar) e “Mãos limpas” – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (3º lugar).

MAIS GRANDE ENCONTRO EM 2018

Neste ano, para a primeira edição, 11 trabalhos foram inscritos pelos setores de Auditoria de Contas, Farmácia, Higienização, Serviço Social, Gestão de Pessoas, Unidade de Nutrição e Dietética, Serviço de Controle de Infecções Hospitalares, Setores de Internação e Unidades de Terapia Intensiva coronariana, geral e cirúrgica. Após avaliação prévia, sete trabalhos foram selecionados e passaram para a fase de apresentação, que aconteceu durante o Grande Encontro do HMT de 2017.

E os preparativos para a realização do 2º GRANDE ENCONTRO DO HMT estão a todo vapor e o lançamento oficial deve acontecer ainda nos primeiros meses de 2018.

Compartilhe

Você também pode gostar: