Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Simpósio discute a importância da espiritualidade na assistência à saúde

Como lidar com o milagre na medicina? Quando e como identificar as necessidades espirituais de, por exemplo, um cliente oncológico? Qual a diferença entre espiritualidade e religiosidade? Até que ponto a espiritualidade pode contribuir para a adesão ao tratamento?
 
Essas e outras questões que ainda são vistas por alguns como tabus na medicina serão o foco das discussões durante o I Simpósio em Espiritualidade em Saúde, que será realizado no sábado (22/7), no auditório do BP Mirante, unidade hospitalar premium da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
“Apesar do grande interesse por parte da comunidade médico-científica, ainda não existem espaços onde o tema possa ser discutido com seriedade e dentro dos parâmetros técnicos e acadêmicos”, explica Felipe Moraes, oncologista da BP e coordenador do simpósio.
 
Seriedade e técnica
Criado no início deste ano, o Núcleo de Estudos de Espiritualidade em Saúde da BP reúne uma equipe multidisciplinar de profissionais da instituição com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre o tema da espiritualidade.
Segundo o médico Felipe Moraes, apesar de existirem inúmeros estudos comprovando os benefícios da aplicação da espiritualidade – de maneira inter-religiosa e ecumênica – na assistência diária dos clientes, no Brasil o assunto ainda é tratado de forma periférica.
“Aqui, normalmente o serviço de capelania está associado à hospitalidade das instituições. Nos Estados Unidos, por exemplo, o assistente espiritual geralmente é um teólogo e faz parte da equipe multidisciplinar que acompanha o cliente. Além de prestar um serviço inter-religioso ele faz a ponte com o mentor religioso daquele cliente, contextualizando quais as reais necessidades da pessoa que será assistida”, conta o oncologista da BP.

Serviço
Simpósio de Espiritualidade em Saúde – A importância da espiritualidade no cuidado em saúde.
Data: 22 de julho de 2017 – Sábado
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do BP Mirante – Rua Martiniano de Carvalho, 965, 1º andar, Bela Vista, São Paulo.
Nº de vagas: 90 
Compartilhe

Você também pode gostar: