Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Simpósio debaterá os modelos de avaliação dos cursos de medicina

Troca de experiências será eixo de discussão para aprimoramento dos exames existentes

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) promoverão no próximo dia 18 de fevereiro, em São Paulo, o Simpósio Internacional sobre Avaliação de Desempenho dos Egressos de Medicina.

O objetivo é apresentar e discutir os modelos de exames utilizados para medir a qualidade da formação médica em instituições públicas e privadas no Brasil, seus resultados e possíveis caminhos de aprimoramento.

Os debates terão como base as experiências do IEP/HSL, que há três anos desenvolve projeto em parceria com a National Board Of Medical Examiners (NBME), dos Estados Unidos; do exame realizado pelo Cremesp, aplicado há 11 anos a todos os médicos formados dentro do Estado de São Paulo; e também do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), do Ministério da Saúde.

Voltado às faculdades públicas e privadas, a Avaliação de Desempenho dos Estudantes de Medicina e Egressos (ADEM+) é aplicada pelo IEP há três anos no Brasil. Nesse período, contou com a participação de 18 instituições com a aplicação de 3.749 provas. As avaliações são realizadas do terceiro ao sexto ano do curso, para que os desempenhos do aluno – mantido em sigilo – e da instituição sejam avaliados ao longo da formação, permitindo eventuais ajustes.

“Precisamos desenvolver ferramentas que auxiliem o estudante de medicina durante sua trajetória acadêmica, para que ao final do curso ele esteja apto para atuar. E sabemos que isto é possível tendo como base a nossa experiência com o NBME”, destaca Roberto de Queiroz Padilha, superintendente de ensino do Instituto Sírio- Libanês de Ensino e Pesquisa.

Por sua vez, a prova aplicada anualmente pelo Cremesp reúne 120 questões objetivas de múltipla escolha abrangendo problemas comuns da prática médica em nove áreas básicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Epidemiologia, Ciências Básicas e Bioética. As regras para a realização do Exame foram criadas por uma Comissão Interna do Conselho, em conjunto com a Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas.

Segundo o presidente do Conselho, Bráulio Luna Filho, “o mau desempenho no Exame, não implica impedimento na obtenção do registro profissional no Conselho. Mas, a partir de 2016, diversas instituições de ensino e Saúde do Estado de São Paulo passarão a considerar a avaliação do Cremesp co­mo um dos critérios de seleção nos programas de Residência Médica ou a postos de trabalho em renomadas instituições de saúde”.

O Simpósio Internacional sobre Avaliação de Desempenho dos Egressos de Medicina é destinado a diretores, coordenadores e professores dos cursos de todo o Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), existem 400 mil médicos em atividade no país. A cada ano se formam, em média, 18 mil novos profissionais.

Serviço

Evento: Simpósio Internacional sobre avaliação de desempenho dos egressos de medicina.
Data: 18/02/2016
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
Informações e inscrições: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/home

Fonte: Hospital Sírio-Libanês – 12.02.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: