Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Setembro Dourado: Hospital Santa Izabel é referência no tratamento do Câncer Infantojuvenil

Durante todo o mês, o Hospital Santa Izabel ganha mais cor. É que, em comemoração ao Setembro Dourado, a instituição iluminou sua fachada com o tom da campanha, que alerta sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer infanto-juvenil.

A ação acontece em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, dedicada exclusivamente à conscientização sobre a doença, que pode chegar até 10 mil novos casos registrados nesta faixa etária.

Além da luz dourada, materiais informativos estão sendo distribuídos dentro e fora do hospital para atrair a atenção de médicos, pediatras e familiares sobre os sintomas mais comuns da doença, como palidez, sangramentos, manchas, febres e dores de cabeça persistentes.

De acordo com o oncopediatra do HSI, Bruno Freire, o câncer é a principal causa de morte de crianças e adolescentes de zero a 19 anos, com atenção especial para os tipos de leucemia. Freire afirma que este dado alarmante está relacionado à falta de técnicas de rastreamento para esta faixa etária. “Diferente dos adultos, não há exames como mamografia ou colonoscopia para os jovens”.

Por isso, o diagnóstico precoce se faz tão necessário, aumentando consideravelmente as chances de cura. “É a principal medida pra alterar o curso da doença e melhorar a taxa de cura: Identificar o câncer, encaminhar o paciente para a oncologia e começar o tratamento de forma mais rápida possível”, completa Freire.

Tratamento -No Santa Izabel, as crianças diagnosticadas com câncer possuem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de oncologia, hematologia, pediatria, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, assistência social, fisioterapia, enfermagem e farmácia, além de toda a estrutura laboratorial. Eles também contam com brinquedistas e podem frequentar a Escola Hospitalar, cujas atividades são ministradas por professores e pedagogos.

A Casa de Saúde Solange Fraga, também administrada pela Santa Casa da Bahia, oferece hospedagem, seis refeições diárias, apoio psicossocial e demais necessidades para crianças e familiares oriundas do interior e em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante todo o período de tratamento.

Compartilhe

Você também pode gostar: