Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Saúde da mulher idosa é tema de seminário no Hospital Metropolitano

Evento, aberto ao público, será realizado nesta quarta-feira (30)

A qualidade de vida da mulher idosa é o tema da primeira etapa do seminário “As quatro estações da saúde da pessoa idosa”, que será realizado pela Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano, localizado na Serra, nesta quarta-feira (30). O evento é aberto ao público, com entrada franca.

A escolha do tema para a abertura do evento reforça a importância do cuidado com aquelas que hoje compõem a maior parte da população.  A forma correta de se alimentar é um dos pontos chaves para uma vida saudável, e terá destaque no encontro.

Para a aposentada Deolinda Nunes, 68, a ação é uma forma de incentivar a busca por um estilo de vida ativo: “A saúde tem de estar em primeiro lugar, sempre, principalmente para nós, mulheres, que temos uma rotina corrida desde a juventude. O conhecimento agrega uma nova perspectiva”.

Bons hábitos

A necessidade de se abordar a qualidade de vida do idoso se consolida ano a ano. A Organização Mundial da Saúde estima que o número de pessoas com 60 anos ou mais no mundo alcançará 21,5% até 2050. No Brasil, o ritmo deve ser ainda mais acelerado. Nos próximos 35 anos os idosos devem representar 30% da população do País (cerca de 64 milhões de pessoas).

É fundamental saber que o envelhecimento pode ser vivenciado de forma saudável e produtiva. Para isso, é importante adotar bons hábitos de saúde ao longo da vida. Muitas doenças que o idoso desenvolve com o passar do tempo poderiam ser evitadas ou atenuadas se a pessoa recebesse a orientação de um profissional desde cedo.

Longevidade

Estudos mostram que as mulheres vivem, em média, quatro anos a mais que os homens. Esta longevidade pode ser a atribuída às diferenças na incidência de doenças que acometem uns e outros.

A taxa de doenças letais é muito maior entre os homens idosos do que entre as mulheres nessa faixa etária, nas quais predominam as doenças não-fatais, porém incapacitantes e crônicas, como hipertensão arterial e artrite.

A comerciante Nilza Garajau, de 55 anos, considera o evento uma oportunidade de aprender: “É sempre bom descobrir novos hábitos saudáveis para chegar à terceira idade com boa saúde. Quero descansar, viajar e aproveitar mais a família, tudo isso com qualidade”.

A programação começa às 13 horas e segue até às 15 horas, no Espaço Metropolitano de Eventos, localizado na Torre do Hospital Metropolitano.

No dia 29 de junho, será realizada a segunda etapa do seminário, com o tema “Segurança e saúde: Quedas”. A programação vai começar às 10 horas, com término às 12 horas.

Serviço

Seminário da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano
Data: 30/03/2016 – das 13h às 15h
Local: Espaço Metropolitano de Eventos – Localizado na Torre do Hospital Metropolitano, em Laranjeiras, na Serra.
Entrada franca (Não há inscrição)
Para mais informações: (27) 2104-7266

Primeira estação – Saúde da Mulher
13:00 – 13:15 Café saúde
13:15 – 14:30 Nutricionista Flavia Rossi e Geriatra Livia Devens
14:30 – 15:00 Praticando saúde da mulher
15:00 Encerramento

Fonte: Hospital Metropolitano – 29.03.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: