Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Sala Híbrida do Mater Dei traz maior segurança nos procedimentos cirúrgicos

A inovação permite procedimentos de alta complexidade em um único local

A Sala Híbrida que a Rede Mater Dei de Saúde instalou na Unidade Mater Dei Contorno representa um dos maiores avanços da medicina dos últimos anos. Ela é resultado da combinação de uma moderna sala de Hemodinâmica com uma completa sala de cirurgia e possibilita a realização de procedimentos de grande porte, que exijam alta qualidade de imagem radiológica, ou aqueles, inicialmente programados, para intervenção percutânea, mas que precisam ser convertidos a procedimento mais invasivos. Tudo é feito em um mesmo ambiente, sem a necessidade de transferência de pacientes que, normalmente, estão instáveis.

O objetivo dessa inovação da medicina é proporcionar mais conforto, segurança e qualidade no desempenho de procedimentos cirúrgicos mais complexos, em um ambiente humanizado. “A Sala Híbrida funciona de maneira integrada com os equipamentos de hemodinâmica e promove a interação entre especialistas e tecnologia avançada. O ambiente combina intervenções guiadas por cateteres e técnicas cirúrgicas convencionais complementares ou de segurança, a Sala possibilita diagnosticar, tratar e corrigir procedimentos de todo nível de complexidade, como exemplo, a cardiopatias valvares e estruturais”, explica o coordenador da Sala Híbrida, Guilherme Athayde. Ele conta que a Sala também é “equipada com recursos software para reconstrução tridimensional das imagens geradas e sua utilização em tempo real, com mesa cirúrgica radiotransparente integrada aos dispositivos de imagem de alta resolução e com múltiplos monitores. Conta também com o equipamento de Tomografia de Coerência Óptical Intravascular – OCT que proporciona imagens muito mais claras e modernas que o Ultrassom. Além de câmera e sistema de transmissão de imagens para fins educacionais ou de telemedicina”.

A Sala Híbrida conta com recursos como tomografia computadorizada acoplada ao aparelho, reconstrução tridimensional de imagens e tecnologia que permite reduzir, em até 73% a dose de radiação recebida pelo paciente e pela equipe assistencial. Para se ter uma idéia, em um mesmo local são realizados procedimentos hemodinâmicos vasculares percutâneos (cateterismos cardíacos, angioplastias com introdução de stents, implante de válvulas cardíacas, abordagem híbrida de aneurismas de aorta, correção de malformações vasculares e tratamento de arritmias cardíacas) e não vascular (colangiografia transparietoepática, destruição de tumores por radiofrequência, colocação percutânea de próteses biliares). As potenciais complicações destes procedimentos, que necessitam de tratamento cirúrgico de urgência, são resolvidas de forma imediata e mais segura, neste ambiente.

Veja alguns dos diferenciais tecnológicos que a Sala possui:

• Solução de revestimento da sala (módulos em aço inox): antissepsia mais adequada; maior facilidade de manutenção.

• Conectividade: câmeras em HD para gravação e transmissão de casos.

• 10 telas de LCD: monitor principal de 56”, monitor auxiliar de 42”, entre outros.

• Reconstrução angiográfica em 3D.

A Sala ainda funciona com atendimento personalizado, com esclarecimento de dúvidas e orientações necessárias para o pré-procedimento a todos os pacientes, realização de exames com hora marcada e ampla disponibilidade de horários, permitindo marcação de exames mesmo fora de horário comercial, de acordo com a conveniência do médico assistente e dos pacientes.

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde

Fundado em 1980, em Belo Horizonte/MG, o Hospital Mater Dei tem por missão o “compromisso com a qualidade pela vida” e a filosofia de “oferecer sempre atendimento diferenciado, personalizado e humanizado a todos os nossos clientes”, em todas as fases da vida. Atualmente, a Rede Mater Dei de Saúde conta com duas unidades de atendimento: o Mater Dei Santo Agostinho e o Mater Dei Contorno, inaugurado em junho de 2014. Desde a fundação, o Hospital investe em tecnologias de ponta para oferecer aos clientes precisão e segurança no cuidado com a saúde. A Rede fornece atendimento particular e para mais de 80 convênios. O Hospital foi o primeiro da capital mineira, e um dos primeiros no Brasil, a alcançar o Certificado de Excelência Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação – ONA, é acreditado ainda pela National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations – Niaho e pela ISO 9001:2008. O Mater Dei também faz parte da Rede Brasileira de Hospitais Sentinela, da Anvisa.

Acesse o site: www.materdei.com.br

Fonte: Rede Mater Dei de Saúde – 22.04.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: