Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Residente do Hospital do Câncer Mãe de Deus recebe prêmio ASCO IDEA

Uma das mais expressivas distinções acadêmicas na oncologia internacional, o ASCO IDEA (International Development and Education Award) foi concedida ao médico residente Dr. Vinícius Lorandi, do Hospital do Câncer Mãe de Deus.

O prêmio da ASCO (American Society of Clinical Oncology) é destinado a especialistas de países com renda baixa e média segundo o Banco Mundial e tem o intuito de facilitar a troca de conhecimento entre oncologistas e membros da ASCO.

A cerimônia de premiação será realizada durante o congresso anual da entidade, em Chicago, de 01 a 05/6, considerado o maior evento de oncologia do mundo e onde são apresentadas as principais mudanças de prática e atualização de terapêuticas.

O ASCO IDEA já foi entregue a 328 residentes de oncologia ou jovens oncologistas formados ao redor do mundo, mas menos de 20 brasileiros integram essa lista. “Considero o prêmio muito importante na minha trajetória em oncologia. Certamente, vai contribuir com uma formação multidisciplinar e somar-se ao aprendizado nesses três anos de especialização em oncologia clínica no Hospital. É imprescindível que, com o volume de novos dados gerados no tratamento do câncer, tenha-se acesso à informação e tecnologia de ponta para poder oferecer sempre o melhor para o paciente”, afirma Dr. Lorandi.

Para concorrer ao prêmio é preciso descrever toda a vida acadêmica e as metas para o futuro. Há também a análise do currículo, avaliação de experiências prévias, participação em pesquisa, prêmios já conquistados, entre outros requisitos. A instituição também deve dar autorização para participação e fornecer uma carta de recomendação.

Após ser pré-selecionado, é realizada uma entrevista em inglês por telefone com um membro do comitê de seleção do programa. Entre 18 a 19 candidatos são selecionados anualmente, de todos os continentes. Além da participação no congresso anual da ASCO, a cada premiado é designado um mentor – oncologista – de uma instituição renomada norte-americana ou canadense. Eles viajam para a instituição do mentor para acompanhar as atividades por uma semana a fim de criar um vínculo para o desenvolvimento de futuros projetos em parceria.

Compartilhe

Você também pode gostar: