Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Referência em cirurgia robótica, Hospital 9 de Julho promove curso para médicos

Uma das instituições que mais realiza cirurgias robóticas no Brasil, o Hospital 9 de Julho (H9J) realiza a 3ª edição do Curso de Robótica para dividir o conhecimento de seus profissionais com outros médicos do País. Para o Dr. Carlos Domene, cirurgião e coordenador da Robótica no H9J, os dois dias de evento (24 e 25/3), tratarão das inovações no tema e dos avanços na área de aparelho digestivo.

O Hospital foi a primeira instituição privada a adquirir um sistema robótico, em 2012, e, por conta da demanda crescente, comprou o segundo equipamento, que já está em funcionamento desde fevereiro. A iniciativa atende à necessidade de realização de duas cirurgias simultâneas, já que apenas um equipamento não atendia mais a procura pela tecnologia.

Para o Dr. Domene, a robótica é o início do que ele chama de cirurgia digital, em que softwares e hardwares com recursos avançados potencializam a destreza e conhecimento do cirurgião, tornando os procedimentos altamente eficazes.

Referência em conhecimento

O objetivo do curso é apoiar médicos de outras instituições de saúde implementar um programa de robótica em seus hospitais. “Focaremos as discussões sobre inovação técnica nos tratamentos de doenças do aparelho digestivo”, afirma o Dr. Domene e completa: “o curso, porém, é bem abrangente: atende a quem quer aprender mais sobre a área, mas também a quem quer oferecer os procedimentos minimamente invasivos em um novo hospital”.

O público-alvo principal são médicos e residentes com interesse em cirurgia robótica do aparelho digestivo. Com o procedimento, os pacientes têm uma recuperação ainda mais rápida do que com a videolaparoscopia, já que as cirurgias são mais precisas, com menos traumas aos tecidos e menor sangramento.  

Presença internacional

Nesta edição, teremos dois palestrantes internacionais: o Dr. Carlos Vaz, de Portugal, e o Dr. Eduardo Parra D’Ávila, EUA, cirurgiões e monitores reconhecidos em seus países pela alta técnica e por difundirem o conhecimento da robótica.

Vale destacar também que serão transmitidas cirurgias robóticas nos dois dias do curso. “O evento será dinâmico, pois mostrará as cirurgias na prática, mas com bom embasamento, já que será apoiado por um programa teórico completo com informações sobre cuidados pré, intra e pós-operatórios. A junção desses dois formatos torna o curso único no Brasil”, afirma o Dr. Domene.

Fonte: Hospital 9 de Julho

Compartilhe

Você também pode gostar: