Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Projeto de gestão ambiental reduz consumo por meio de reuso e equipe de conscientização

Neste período em que o Estado de São Paulo sofre com os baixos níveis dos reservatórios de água, exemplos de economia mostram que é possível utilizar este recurso de maneira mais eficaz. No Hospital Sírio-Libanês (HSL), tecnologia e conscientização de pacientes e colaboradores possibilitam o consumo consciente dos recursos hídricos. Hoje, 11% de toda a água consumida pela Unidade Bela Vista, tem origem no reuso.

O HSL conta com uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) para  água cinza, que tem capacidade de produzir 10m³/h e com uma ETA (Estação de Tratamento de Água) capaz de armazenar 750 m³ de água em seus reservatórios. O sistema de tratamento reduz o consumo, uma vez que oferece, através de água de reuso, todo o volume consumido pelo sistema de climatização do hospital.

Os investimentos em todo o sistema somam R$ 1,1 milhão e fazem parte do plano de expansão e modernização das instalações do Hospital Sírio-Libanês, iniciado em 2009 e que consistiu na construção de três novas torres de internação.

“O hospital vem implantando, desde 2009 diversos projetos que integram a gestão ambiental, que inclui um plano de contingência hídrica, através do uso de água de poços artesianos, do fornecimento de caminhão pipa, além da criteriosa gestão da qualidade de todas as águas”, afirma Antonio Carlos Cascão, superintendente de Engenharia.

De acordo com Cascão, são feitas rigorosas limpezas nos reservatórios e análises físico/químicas em laboratórios credenciados pelo INMETRO.

O hospital conta com o que há de mais moderno para administrar de forma consciente o consumo de água.  Torneiras, descargas dos vasos sanitários e chuveiros foram substituídos por modelos mais econômicos. O consumo de água das torneiras passou de 12 para seis litros por minuto. Nos chuveiros a mudança foi de 30 para nove litros por minuto e as descargas dos vasos sanitários que antes consumiam 15 litros por acionamento, agora gastam seis litros quando são acionadas.

Agentes ambientais

O Hospital conta com uma equipe de “agentes ambientais”, formada por 46 colaboradores de diversas áreas, como hospedagem, manutenção, hospitalidade, nutrição, financeiro, comunicação e setor de uniformes, que atua no Hospital com o objetivo de monitorar e disseminar conhecimento sobre a importância do uso correto da água e descarte de resíduos.

Todos os agentes são responsáveis por realizar um relatório do setor que monitora, sinalizando as boas práticas e operações que devem ser melhoradas. A cada três meses, a equipe se reúne para discutir os pontos levantados e pensar em eventuais interferências necessárias, como novos treinamentos ou informes sobre o uso correto da água nas operações de rotina.

Fonte: Hospital Sírio-Libanês – 20.03.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: