Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Prevenção do câncer de pulmão é tema de evento no Hospital Moinhos de Vento

Grand Round do Hospital Moinhos e Johns Hopkins Medicine International acontece dia 31

Na data lembrada como Dia Mundial sem Tabaco, o Hospital Moinhos de Vento realiza um encontro científico sobre o tema “Câncer de pulmão: da prevenção ao diagnóstico precoce”. Um dos debatedores será o cirurgião do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica, Mauricio Saueressig. Recentemente, o médico realizou uma especialização de seis meses no manejo cirúrgico e diagnóstico do câncer de pulmão nos Estados Unidos.

No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis. Entretanto, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o Rio Grande do Sul tem a maior incidência desse tipo de neoplasia no país. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, esta é a principal causa de óbito por neoplasia maligna que atinge os gaúchos. O câncer de pulmão é uma doença relativamente frequente e potencialmente agressiva. Cerca de 90% dos casos estão associados ao tabagismo. No Brasil em 2013, foram 24.490 óbitos.

Apesar de o tabagismo ser responsável pela maioria dos casos, outros fatores de risco podem contribuir com o surgimento da doença. Entre eles, a exposição a carcinógenos ocupacionais e ambientais, a alguns metais e à poluição do ar relacionada principalmente à exaustão de motor a diesel.

O Chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica, Marcelo Basso Gazzana, ressalta a importância de realizar a prevenção do câncer de pulmão. “A interrupção do tabagismo e evitar começar a fumar são as medidas essenciais para impedir a doença”. O especialista também destaca o papel do diagnóstico precoce. “Estudos demonstraram que realizar periodicamente exames de rastreamento em grupos de risco para a doença, reduz a mortalidade em casos de câncer de pulmão”, reforça Gazzana, que será um dos palestrantes no evento.

Os especialistas Guilherme Geib, médico do Serviço de Oncologia, Ana Paula Zanardo, radiologista torácica do Serviço de Radiologia, e Maurício Guidi Saueressig, cirurgião torácico do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica compõem o time que debaterá o tema.

O evento acontece das 12h15 às 13h15, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital Moinhos de Vento. Os interessados em participar da atividade podem se inscrever gratuitamente no site www.iepmoinhos.com.br/eventos.

As vagas são limitadas.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento – 24.05.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: