Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Pós-Graduação na Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz aborda Cuidados Paliativos

Com o avanço tecnológico associado ao desenvolvimento diagnóstico e terapêutico, muitas doenças fatais se transformaram em doenças crônicas, aumentando a longevidade dos pacientes. Contudo, apesar dos esforços, a morte permanece como uma certeza, ameaçando o ideal de cura e preservação da vida para o qual profissionais da saúde são treinados. Assim, pacientes com doenças crônicas irreversíveis e progressivas acumulam-se nas instituições de saúde, recebendo invariavelmente assistência inadequada, focada na cura e com abordagem desproporcional.

Na busca pelo equilíbrio entre o conhecimento científico e o humanismo, o Cuidado Paliativo, diante deste perfil de doenças, se insere como uma medida necessária que objetiva promover qualidade de vida e aliviar o sofrimento do indivíduo e seus familiares.

Destinado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais ligados à saúde, este curso com perfil multidisciplinar promove o desenvolvimento das seguintes competências: comunicar-se de maneira eficaz com o paciente,
família e equipe em situações difíceis (más notícias, situações de crise, etc.); analisar o caso clínico de modo crítico, buscando a proporcionalidade no tratamento e o equilíbrio terapêutico; interagir adequadamente com pessoas com diferentes características e em contextos sociais e profissionais distintos, tendo uma atitude facilitadora do relacionamento e gerindo as dificuldades e eventuais conflitos de forma ajustada.

Processo seletivo aberto para a turma do segundo semestre.

Mais informações: http://www.fecs.org.br/pos-graduacao/abordagem-multiprofissional-em-cuidados-paliativos/ ou mtardeli@haoc.com.br.

Compartilhe

Você também pode gostar: