Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Pilar trará ícone da cardiologia ao IX Simpósio da especialidade

O tema“Dúvidas frequentes no consultório cardiológico” reunirá profissionais ilustres da cardiologia em Curitiba. Entre eles, o médico Protásio Lemos da Luz(CRM-SP 12811), ícone nacional, foi convidado pelo Hospital Pilar como palestrante especial do evento que acontece no dia 20 de agosto, no Hotel Radisson.

“Dilemas das principais áreas da cardiologia moderna serão abordados”, diz o coordenadordo IX Simpósio João Iltaumyr Milano, José Carlos Estival Tarastchuk(CRM 14600/RQE 7818). No cenário geral da especialidade, assuntos como falta de vitamina D, reposição de testosterona e a forma de investigar pacientes aparentemente sem sintomas que buscam o famoso “check-up” anual receberão especial dedicação. No campo da hemodinâmica, serão revisadas indicações atuais para alguns procedimentos como o implante percutâneo de valva aórtica, a oclusão do apêndice atrial esquerdo e o forame oval patente.“Além disso, novidades relacionadas aos fármacos para tratamento da dislipidemia, os novos anticoagulantes orais e a escolha correta de antitrombótico após uma intervenção coronária percutâneatambém estão na lista”, diz Tarastchuk.

O cardiologista explica que o exercício da medicina, em muitas situações, é sinônimo de subjetividade. “Os anos de prática no consultório confirmam que as doenças se apresentam e evoluem das mais diversas formas, podendo variar de uma pessoa para outra. Somando a isso os avanços da ciência, o resultado é a necessidade de atualização, compartilhamento de experiências e, principalmente, de dúvidas”, diz ele.

Para tornar o encontro mais dinâmico, José Carlos adianta que foram levantadas questõesintrigantes sobre hipertensão arterial, insuficiência coronariana, arritmias, cirurgia cardíaca e outras subespecialidades que serão visitadas num esquema prático de perguntas e respostas.

Fonte:  Hospital Pilar.

Compartilhe

Você também pode gostar: