Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Ortopedista do Hospital Mãe de Deus tem trabalho sobre lesões osteocondrais em atletas divulgado em publicação internacional

O IJCRI (International Journal of Case Reports and Images) publicou em sua edição de junho o trabalho do ortopedista do Hospital Mãe de Deus, Dr. Fábio Krebs, sobre o impacto da utilização de colágeno hidrolisado no tratamento de atletas de meia idade com lesões osteocondrais – na cartilagem das articulações – de joelho e tornozelo. O estudo foi feito com base no atendimento de pacientes na faixa etária entre 35 e 50 anos e que usaram esse tipo de colágeno.

De acordo com o Dr. Krebs, os efeitos benéficos da ingestão de colágeno hidrolisado foram observados na série de casos relatados no trabalho, e também foram demonstrados em vários estudos de atletas apresentando dores nas articulações. “À medida que mais informações e estudos se tornam disponíveis sobre os efeitos nutricionais do colágeno hidrolisado em patologias osteoarticulares, provavelmente teremos maior certeza dos efeitos promissores buscando garantir o melhor tratamento para estas patologias em atletas”, afirmou. O estudo demonstrou que houve uma recuperação de determinadas patologias com a utilização de colágeno hidrolisado como parte do tratamento efetuado.

O Dr. Krebs é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte e coordenador de Eventos Científicos e Membro do Grupo de Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Mãe de Deus. Durante as Olimpíadas em 2016 ele foi gerente médico do tênis e, na Copa do Mundo de 2014, foi o médico da FIFA em Porto Alegre. Pela sua ligação com o esporte, o ortopedista participou, em maio, do Congresso Internacional de Reabilitação e Traumatologia do Esporte, promovido pela FIFA em Barcelona, Espanha. Durante sua permanência na Espanha realizou também uma visita ao Centro de Treinamento do Barcelona, Ciutat Esportiva Joan Gumper, em Barcelona, e conheceu a estrutura do Departamento Médico do clube. Durante a visita, trocou experiências da Traumatologia do Esporte com os Dr. Javier Yanguas e Dr. Ricardo Pruna, médicos do Barcelona.

Fonte: Hospital Mãe de Deus

Compartilhe

Você também pode gostar: