Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Oito dicas para escolher o pediatra do seu filho

Mães e pais costumam sofrer com a escolha do pediatra de seus filhos. São muitas as preocupações em torno da questão já que este é o médico que vai orientar a família desde o primeiro dia de vida de uma criança até a adolescência.

Para ajudar neste processo, Dr. José Luiz Setúbal, pediatra do Hospital Infantil Sabará, dá algumas dicas gerais que podem nortear a escolha acertada.

Formação e especialização

No Brasil, os pediatras passam por graduação de seis anos em Medicina e depois por residência ou especialização em pediatria de pelo menos mais dois anos. Por isso, os pais devem estar atentos aos registros:

1) Para o exercício da profissão o médico deverá estar registrado no Conselho Regional de Medicina e ter o título de especialista dado pela Sociedade Brasileira de Pediatria ou alguma de suas afiliadas ou outras sociedades que tem especialidades pediátricas;

2) É possível buscar nomes e informações de pediatras qualificados nos sites da

Sociedade Brasileira de Pediatria; da Sociedade de pediatria de São Paulo e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo;

Conversa com o pediatra

3) Os pais podem ligar para o consultório dos pediatras que pesquisaram ou receberam indicação de amigos e parentes. A recomendação é ser transparente: explique que está procurando um pediatra para seu filho e que gostaria de informações sobre o médico, sua formação, bem como os procedimentos gerais do consultório. Aqui está uma lista geral que pode ajudar no primeiro contato:

– Onde cursou a residência/especialização médica?

– É Pós-graduação? Tem outros títulos ou especializações?

– Atende em algum hospital?

– Atende o paciente se precisar de internação?

– Atende em maternidade?

– Trabalha com planos de saúde?

– Como faz quando sai de férias ou em finais de semana?

– Faz vacinas no consultório?

– O consultório está convenientemente localizado?

– É facilmente acessível por carro ou transporte público?

– Qual é a política do médico para atender e retornar telefonemas?

– Há uma enfermeira do escritório que pode responder a perguntas de rotina?

– Existe outro médico para cobri-lo quando necessário médico?

– Quem responde as chamadas de telefone quando o consultório está fechado ou durante as férias?

Outras avaliações

4) Observar a postura do profissional e notar se há um interesse genuíno do médico pelos problemas de seu filho;

5) Ter a percepção geral do ambiente: o médico e equipe do consultório foram amigáveis e atenciosos? Demonstram compaixão e paciência?;

6) Checar como funcionam consultas em caso de doenças agudas. O consultório permite atendimento no curto prazo se o seu filho precisa do pediatra por causa de uma dor de garganta ou infecção mais sérias, por exemplo?

7) Perceber como o médico se comunica: se com clareza, usando a linguagem do leigo (sem jargões médicos) para explicar as doenças e tratamentos. Note se ele se esforça para assegurar que todas as suas perguntas são respondidas;

8) Verificar previamente quais são os valores usuais do médico para as visitas à criança doente, exames de rotina e imunizações.

Sobre o Hospital Infantil Sabará

O Hospital Infantil Sabará, instalado em um moderno edifício de 17 andares na avenida Angélica, no Centro da capital paulista, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas, tais como Neurologia, Nefrologia, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Urologia, Gastroenterologia, Cirurgia Pediátrica e Anestesia, num modelo multidisciplinar integrado e altamente resolutivo de atenção à criança.

O Sabará é o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no Estado de São Paulo a conquistar a acreditação da Joint Commission International (JCI) – mais importante órgão certificador dos serviços de instituições de saúde no mundo. A acreditação é um instrumento que avalia desde a estrutura hospitalar às práticas de gerenciamento e cuidados com o paciente, garantindo o tratamento adequado e a assistência necessária em todos os âmbitos. Para atender às exigências das metas internacionais e estar no mesmo patamar de instituições que possuem um padrão internacional em saúde, o Hospital Infantil Sabará investiu mais de R$ 4 milhões e passou por um rigoroso processo de avaliação que abrange mais de 1,3 mil itens em todos os serviços como atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional.

Fonte: Hospital Infantil Sabará – 31.07.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: