Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

O Hospital Anchieta realiza Talk Show sobre doenças respiratórias

As doenças mais comuns com a chegada do inverno são gripes e resfriados, causadas por vírus. As infecções bacterianas, como as rinossinusites, também aumentam bastante. Segundo a otorrinolaringologista do Hospital Anchieta Larissa Vilela, há uma incidência maior dessas doenças, pois os vírus têm fases cíclicas que coincidem muitas vezes com os períodos de frio: “Além disso, a temperatura fria e as chuvas aumentam as irritações das vias aéreas – um quadro associa a outro e vai predispondo a outro também”.

Em alguns casos, a reposição de vitamina D melhora os quadros alérgicos. “Mas é importante identificar as deficiências e repor quando necessário. O uso de vitaminas sem orientação médica pode trazer malefícios”, explica a especialista.

Além de fazer muito frio, o clima em Brasília é muito seco, causando algumas irritações no nariz. De acordo com a otorrinolaringologista, caso o tempo esteja seco, o ideal é lavar bastante o nariz com soro fisiológico puro. “Existem outros produtos que além do soro incluem descongestionantes – e estes fazem mal para o nariz quando usado constantemente. Só pode usar com indicação médica”.

Proteção extra: não é recomendado depilar o nariz. “Os pelos do nariz têm uma função de barreira – é um mecanismo de proteção. Quando o pelo está muito grande pode até aparar com uma tesourinha, mas com bastante cuidado. A depilação com cera pode causar foliculite e inflamações dentro do nariz. Isso ocorre, pois o nariz naturalmente tem uma flora bacteriana que, se alterada, pode abrir um machucado e infeccionar”, conclui Larissa Vilela.

SERVIÇO
Talk Show “Saúde em Dia com Mônica Nóbrega”
Data e Hora: 27/5 – das 14h às 15h
Local: Hall do Pronto-Socorro do Hospital Anchieta
Acesso: Gratuito, basta dirigir-se ao local

Fonte: Hospital Anchieta – 26.05.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: