Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Nova especialidade no HMC, Genética Clínica, identifica doenças causadas por alterações no DNA

Uma avaliação detalhada do material genético em seres humanos é capaz de identificar uma série de problemas, como, por exemplo, genes defeituosos que podem levar ao câncer. Nesta análise, é possível se aprofundar no chamado histórico familiar, verificando se existe a predisposição genética para o tumor em uma família por meio dos genes dos pais, avós e bisavós. O que pouca gente sabe é que o Hospital Márcio Cunha conta com a especialidade médica Genética Clínica que atua na identificação de doenças causadas por alterações do material genético no DNA dos indivíduos.

É no aconselhamento genético, ou seja, na consulta médica realizada com o especialista na área que são realizados procedimentos importantes como: histórico da família e da gestação e construção de um heredograma (tipo de gráfico que representa a herança genética de determinada característica dos indivíduos representados). “O aconselhamento genético visa o estabelecimento de diagnóstico, prognóstico e, se possível, a prevenção e o tratamento de doenças genéticas. Além de informar o risco de recorrência ou de novas doenças genéticas que possam afetar os pacientes e/ou seus parentes”, explica a médica geneticista do Hospital Márcio Cunha, Betânia Machado Loures.

O geneticista acompanha seus pacientes sempre em conjunto com outros especialistas, muitas vezes, com fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Na prática, as indicações comuns de avaliação são crianças com atraso no crescimento e/ou desenvolvimento; crianças com alterações de órgãos e tecidos ao nascer; casais inférteis ou com abortos recorrentes; casais consanguíneos (relações matrimoniais entre indivíduos com grau de parentesco muito próximo, como pais com filhos ou entre irmãos, e, até mesmo, primos de primeiro e segundo grau).

Para Betânia, a Genética Clínica é um avanço na medicina que traz benefícios para todos. “O impacto que as doenças genéticas causam nos pacientes, tanto no aspecto físico como psicológico, atinge também suas respectivas famílias, podendo adquirir uma grande dimensão na vida das pessoas. Nesses casos existe uma necessidade ímpar de orientação e apoio de profissionais capacitados para esse tipo de atendimento,” ressalta.

Mais profissionais e novas especialidades

Além da Genética Clínica, nos últimos seis meses, foram incorporados ao Ambulatório do HMC quatro novas especialidades – Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, para atendimento nas manhãs de sábado. Por mês, são disponibilizadas 240 consultas para o atendimento dessas especialidades. Outra importante ação foi a contratação de 13 novos médicos de especialidades como Psiquiatria, Cardiologia, Pneumologia, Dermatologia, Mastologia, Pediatra, Gastroenterologia e Cirurgia Cardiovascular. Atualmente, o Hospital Márcio Cunha conta com 323 médicos em seu Corpo Clínico, em 52 especialidades.

Fonte: Hospital Márcio Cunha – 18.09.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: