Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Missa marca comemoração dos 122 anos do Hospital Santa Izabel

Com secular tradição de bons serviços prestados à população baiana, o Hospital Santa Izabel (HSI) comemora hoje (30) 122 anos de fundação no bairro de Nazaré, onde presta assistência de alta complexidade e promove atividades de ensino e pesquisa, por meio das quais forma e aprimora médicos e profissionais da área de saúde e produz conhecimento que dão suporte aos direcionamentos estratégicos da instituição. Para marcar o transcurso da data, será celebrada uma missa, às 16 horas, na capela do próprio hospital.

A trajetória do Hospital Santa Izabel remonta ao primitivo Hospital da Caridade, fundado por Thomé de Souza, em 1549. Atualmente com 549 leitos, 13 salas de cirurgia, 85 leitos de UTI, três salas de hemodinâmica, 39 especialidades médicas atendidas e mais de 3 mil profissionais trabalhando em prol da saúde dos baianos,  proporciona assistência resolutiva de alta complexidade, conforto e bem-estar aos pacientes e desempenha grande variedade de ações assistenciais e de ensino e pesquisa, que muito contribuem para o progresso da Saúde na Bahia.

Em sintonia com o planejamento estratégico revisado através da metodologia empreendida pela Fundação Dom Cabral, a vocação do hospital e as mudanças do padrão epidemiológico da população, os investimentos vem sendo sucessivamente realizados no hospital para adequar e expandir as instalações físicas, ampliar serviços, adotar novas tecnologias, capacitar profissionais, melhorar o acolhimento e o acesso dos pacientes e incremento de produtividade.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes, ressalta que nesta longa e gloriosa trajetória, construída por uma equipe multidisciplinar reconhecida pela competência e dedicação, o Santa Izabel contribuiu e continua a contribuir com o desenvolvimento da Saúde na Bahia e no Brasil. “Estamos expandindo nossas atividades com planejamento, perseverança e o envolvimento do corpo multiprofissional da instituição”, completou Roberto Sá Menezes.

História – O Hospital Santa Izabel foi inaugurado em 1893. A história remonta a meados do século XVI, quando se instalou em Salvador o primeiro governo-geral da colônia portuguesa e se iniciou a história pioneira da Santa Casa da Bahia com a atenção à saúde da comunidade local.

O hospital da Santa Casa foi inicialmente denominado de Hospital N. S. das Candeias e era chamado pela população de Hospital da Cidade. Mais tarde, já com a denominação de Hospital São Cristóvão, recebeu para as aulas práticas, os primeiros dezessete alunos da Academia Médico-Cirúrgica da Bahia, a primeira escola de medicina do Brasil, instalada no prédio da Santa Casa. O hospital funcionou ali por 284 anos.

Em 2 de julho de 1833, o Hospital São Cristóvão e a então Faculdade de Medicina da Bahia foram transferidos para o Terreiro de Jesus. No Terreiro de Jesus, funcionaram por mais de 60 anos, quando o hospital foi transferido para o bairro de Nazaré, onde se encontra.

Fonte: Hospital Santa Izabel – 30.07.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: