Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Mater Dei traz para Minas Gerais um novo aliado contra o câncer de mama: Mamografia 3D (Tomossíntese)

Em 2016, o Setor de Mastologia da Rede Mater Dei de Saúde completa 30 anos cuidando da saúde da mulher. Para celebrar, a Rede buscou o que existe de mais avançado para a detecção do câncer de mama e inaugura a Mamografia Digital DR de última geração, com opção da Tomossíntese, um exame que permite acrescentar à mamografia habitual uma série de imagens 3D, em múltiplos ângulos, colaborando para um diagnóstico mais preciso e seguro.

Num processo semelhante à tomografia computadorizada, são adquiridas imagens em diversos ângulos, possibilitando a visualização de toda a glândula mamária em cortes separados a cada 1mm. De acordo com o coordenador do Serviço de Mamografia da Rede Mater Dei de Saúde, o médico Jairo Coelho, com essas imagens em cortes ou fatias, cada parte da mama pode ser vista separadamente, facilitando a diferenciação entre tumores e tecidos normais. “As principais características dessa nova tecnologia são a possibilidade de redução significativa da sobreposição dos tecidos mamários, diminuindo os achados duvidosos nos exames mamográficos e, principalmente, o aumento na detecção de lesões malignas nas mamas densas, onde os tumores podem estar escondidos pelas próprias glândulas mamárias. As imagens adquiridas mostram os tumores com mais detalhes em relação à forma, limites e tamanho das lesões”, explica o médico.

A tomossíntese foi lançada, inicialmente, apenas como exame complementar à mamografia, para aqueles casos onde existiam dúvidas específicas. “Mostra-se como um exame importante em mamas densas ou jovens, para mulheres de alto risco e paciente com controle de lesões duvidosas”, fala Jairo. O médico acrescenta que “nos últimos anos, vários trabalhos em todo o mundo estão começando a mostrar o benefício deste exame como rotina, junto com a mamografia anual”. Esses estudos iniciais mostram um aumento entre 23 e 54% no diagnóstico dos tumores com os dois métodos associados.

Além da mamografia 3D, foi incorporado também ao Serviço de Mamografia, o sistema computadorizado Affirm. “Trata-se de um sistema que possibilita tanto a marcação pré-operatória de lesões não palpáveis como a mamotomia. Este último, de forma pioneira em Minas Gerais, um método de biópsia a vácuo de pequenas alterações mamárias duvidosas ou suspeitas”, esclarece Jairo Coelho.

A Rede Mater Dei de Saúde sempre buscou trazer inovação para auxiliar a equipe médica e contribuir para a saúde, assim como ajudar a salvar vidas. Novas tecnologias, como a tomossíntese vem a ser mais um instrumento para a detecção das doenças de mama, mas o diagnóstico precoce continua sendo a melhor forma de aumentar as chances de sobrevivência.

“Após os 40 anos, todas as mulheres devem fazer a mamografia e a consulta com o mastologista deve ser realizada anualmente. Esta nova incorporação tecnológica vem em um momento muito especial para nós, em que o Serviço de Mastologia do Mater Dei está completando 30 anos de fundação”, afirma o coordenador do Serviço de Mastologia e presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador.

Para marcar o exame de tomossíntese, ligue para (31)3339-9105.

 

Fonte: Hospital Mater Dei – 11.02.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: