Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Mais Saúde Mater Dei inicia atendimento para pacientes com Artrite reumatoide

A Artrite reumatoide – AR é uma doença reumática grave causadora de grande morbimortalidade quando não adequadamente tratada. Com grande prevalência, aproximadamente 1% da população mundial, acomete preferencialmente pessoas entre 30 e 50 anos.

A doença não adequadamente tratada leva à deformidades que podem incapacitar o paciente de forma permanente para o trabalho e comprometer as suas atividades diárias, além de levar à dor crônica. De acordo com a reumatologista da Rede Mater Dei de Saúde, Rafaela Bicalho, “quando o diagnóstico é estabelecido precocemente e o paciente é adequadamente tratado, a qualidade de vida e as funções motoras podem ser totalmente preservadas”.

Foi pensando nisso, que o Mais Saúde Mater Dei iniciou o atendimento direcionado aos pacientes com diagnóstico confirmado de AR e casos de suspeita da doença.“O tratamento da AR avançou muito nos últimos anos. As recomendações atuais para o seu tratamento contemplam formas de condução muito específicas e que os pacientes terão acesso no Mais Saúde”, conta Rafaela.

Sintomas: dor, edema e rigidez articular, principalmente em mãos e pés.

Prevenção: A Artroide reumatoide é uma doença multifatorial cuja etiopatogenia não é, completamente, esclarecida. “Existe um forte componente genético (histórico familiar de pacientes com AR tem mais chances de serem acometidos pela doença). Fatores ambientais têm sido postulados como causadores de AR, alguns ainda sob suspeita”, esclarece a médica Rafaela. Ela acrescenta que “um fator ambiental confirmado e bem estudado em AR é o tabagismo”.

Fonte: Hospital Mater Dei

Compartilhe

Você também pode gostar: